Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Óculos inteligente dá autonomia para pessoas com deficiência visual (VÍDEO)

Tecnologia foi apresentada em Cocal do Sul na manhã desta terça-feira (5)
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 05/09/2023 - 12:19
Foto: Rafael Niero/4oito
Foto: Rafael Niero/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com apenas um toque, um dispositivo indica qual é o produto que está na prateleira a uma pessoa com deficiência visual. Isso é possível graças ao óculos OrCam MyEye, uma tecnologia israelense capaz de capturar imagens e converter as informações em áudio. Cocal do Sul é o primeiro município da região a receber o equipamento e apresentou a novidade na manhã desta terça-feira (5).

O principal benefício é dar maior liberdade para pessoas com deficiência visual. O equipamento tem sete funções. A principal delas é a leitura, transformando qualquer texto em áudio sem precisar manter o livro erguido. A tecnologia identifica cores, cédulas, euros, dólares e reais. Lê em português, inglês e espanhol, além de identificar produtos e gravar até 150 rostos.

O sul-cocalense Alexandre Rzatki foi o beneficiado com a tecnologia. "O óculos atende ao que eu mais precisava, a leitura de documentos e livros que eu necessito fazer por causa do meu trabalho. A questão de aprender com ele ainda vai levar um tempo, mas é tudo o que eu mais precisava. Uma máquina que me deixasse com as mãos livres no computador e que pudesse andar com o cão-guia", relatou. 

Confira uma demonstração:

Segundo o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, o investimento foi de R$ 33 mil com recursos do Legislativo. "Nós mostramos que a ciência e a tecnologia podem e devem ser usadas a serviço do bem. Há um tempo, o Alexandre nos procurou com a proposta de um óculos que mudaria a vida dele. Começamos a pesquisar sobre valores e como faria para adquirir, junto com o jurídico e com os vereadores. Tudo foi pesquisado com muito carinho para que chegássemos nesse dia", enfatizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito