Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O que ainda está por vir no Parque Altair Guidi

Pista de skate, um novo palco e rompimento com empresa de cercamento e plantio de grama: as novidades para o primeiro semestre
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 06/01/2020 - 18:52 Atualizado em 06/01/2020 - 18:53
Foto: Denis Luciano
Foto: Denis Luciano

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Parque Altair Guidi foi reinaugurado nesta segunda-feira, 6, em evento que conta com o show da dupla Fernando e Sorocaba, previsto para as 21h. Com pistas de caminhada, o público aproveitou o feriado de aniversário da cidade para correr. No entanto, mesmo inaugurado, o parque terá novidades ao longo dos primeiros meses de 2020, além de detalhes que não puderam ser concluídos e devem ser finalizados em janeiro. Dentre as novidades, um palco e uma pista de skate.

A situação dos detalhes a serem finalizados irritou o prefeito Clésio Salvaro, que havia admitido a possibilidade de que a situação pudesse ocorrer, no fim do ano passado. O prefeito afirmou que irá romper o contrato com a empresa responsável pelo plantio da grama e do cercamento, que ainda não foram concluídos.

A secretária de Obras, Kátia Smielevski, explicou os problemas que foram encontrados para a conclusão das obras no parque. "Nós temos o contrato do paisagismo, que vai até 30 de janeiro, mas em dezembro foi muito quente e a chuva não veio, assim a grama sofre muito, embora tenhámos caminhões de água molhando diariamente", justificou.

Novidades

O show da dupla Fernando e Sorocaba será feito em um palco provisório, anexo ao monumento. Ainda para este primeiro semestre, será inaugurado um palco principal no parque, mais modesto em relação ao palco do Parque das Nações. O projeto do palco é em um contrato diferente, não sendo contemplado pelo projeto de revitalização.

"Nós temos também um coreto, projetado pelo André Laitano, que vai ter a mesma linguagem de concreto armado, do teatro, resgatando essa linha, vai ficar um show a parte,  é um coreto para pequenas apresentações. As grandes apresentações serão no Parque das Nações", apontou Kátia.

Local onde ficará o palco ainda está cercado (Foto: Denis Luciano)

Em relação ao paisagismo, a presidente da Famcri, Anequéselen Fortunato, falou sobre o plantio das árvores e sobre um futuro espaço pet que será inaugurado. "Nós já plantamos mais de 600 mudas de árvores, frutíferas e nativas. Nós vamos implantar um espaço pet, para que os animais possam ficar com água naquele espacinho", projetou.

Skate

Também em um contrato paralelo, com verba de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Freitas (PSL), será aberto um skatepark no Parque Altair Guidi.

"Esse parque é mais um presente que a cidade ganha, de fato, essa pista de skate, o skatepark, será uma referência, agora é um esporte olímpico e certamente veremos surgir aqui jovens que vão dar muito orgulho nesta modalidade", falou Daniel.

Câmara

O projeto da nova casa do legislativo, localizado no Parque Altair Guidi, dá os primeiros passos. O cenário dentro do prédio entregue ao município para ser a nova sede da Câmara é conturbado. Não há instalações elétricas, há muitos entulhos e lixos no chão e as paredes estão todas pichadas. As obras devem começar nesta terça-feira.

O espaço é grande na futura sede da Câmara, mas está deteriorado (Foto: Denis Luciano)

O presidente da Câmara, Miri Dagostim (PP), que deve entregar o cargo na terça, ressaltou a troca de sede do legislativo. "A nova sede da Câmara fica dentro do parque e isso vai facilitar a vida do cidadão criciumense, as obras já vão começar", projetou.

De acordo com a secretária Katia Smielevski, ainda  "O que os nossos arquitetos fizeram foi uma adequação do projeto, a obra mesmo ainda não foi licitada. Vamos ter os anexos", contou, se referindo a Câmara de Vereadores, que em breve mudará sua sede para o Parque Altair Guidi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito