Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O mau cheiro nas ruas e a necessidade de adequação à rede de esgoto em Criciúma

Programa Se Liga na Rede constata que 80% das ligações com a rede de esgoto estão irregulares na cidade
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 26/02/2020 - 18:02 Atualizado em 26/02/2020 - 18:04
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É comum, ao percorrer as calçadas de Criciúma, encontrar o mau cheiro de esgoto e as baratas. Mesmo com a ampliação da rede coletora de esgoto, evidenciada em obras como a da Felipe Schmidt, muitas residências - casas e prédios - acabam não fazendo a ligação da forma adequada. Desde a metade do ano passado, em parceria da Casan com a prefeitura, há o programa Se Liga na Rede, que intensifica a fiscalização para a adesão ao descarte correto dos rejeitos. De acordo com o chefe da Casan em Criciúma, Jaison Speck, 80% das residências visitadas estavam com a ligação incorreta ou inexistente.

Foram realizadas mais de 1,8 mil visitas, incluindo prédios, o que aumenta bastante o número de domicílios fiscalizados. O programa já atingiu os bairros Pio Corrêa, Centro, Michel, Comerciário e Santa Bárbara. Quando há a identificação de irregularidades, é dado o prazo entre 45 e 60 dias para a adequação. Após, nova visita é feita e a vigilância sanitária aplica multa se não forem atendidas as mudanças.

O fiscal de meio-ambiente da prefeitura, Samuel Bucco, aponta que foram aplicadas aproximadamente 70 multas, que tem valor mínimo de R$ 1,9 mil, pela não-adequação à ligação correta com a rede de esgoto. "Quando a vigilância é acionada, geralmente é correspondida (a solicitação). A gente dá um novo prazo de 15 dias para se adequar. Caso não haja, aí há a lavratura de um auto de infração", explica Samuel.

A Casan complementa que dez residências foram denunciadas à Famcri pelo descarte do esgoto direto ao rio Criciúma, sem nenhum tipo de tratamento dos efluentes.

Apesar do alto número de irregularidades apontadas, Jaison Speck tem uma visão mais otimista sobre o programa Se Liga na Rede. "Não é a toa que apareceu peixe no bairro Santa Bárbara, as aves começando a buscar alimento no rio. Tudo isso é em função da melhora da qualidade. Joga para o rio só a água da chuva, não esgoto", diz.

A ligação à rede de esgoto é, segundo Jaison, simples, na maioria das vezes. Ela precisa ser feita corretamente, separando a água da pia da cozinha para uma caixa de gordura e a água da chuva ligada diretamente à rede de drenagem, sem passar pelo sistema de esgoto. 

Obras na Felipe Schmidt devem durar um mês (Foto: Arquivo / Heitor Araujo)

Na Felipe Schmidt, que deverá receber a rede de esgoto até o dia 18 de março, será dado um prazo de adequação para as 26 unidades - a maioria prédios. 

"Aqui é o início do rio Criciúma. Vamos terminar a obra, comunicar todos os moradores e após um mês vamos passar com o programa Se Liga na Rede e aí sim dar um prazo de até 60 dias para adequação", afirma Jaison.

A próxima etapa do programa Se Liga na Rede deve visitar residências no Santa Augusta, Boa Vista, Parque do Santo Antônio, um total de 5 mil unidades a serem visitadas. "Vamos cobrar a regularidade, para que todo mundo faça a coisa correta, que é a ligação na rede", concluiu Jaison.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito