Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O longo processo para quem busca a dupla cidadania italiana

A fila pode durar uma década para os descendentes que lutam pelo reconhecimento
Por Guilherme Nuernberg Nova Veneza - SC, 18/06/2020 - 12:06 Atualizado em 18/06/2020 - 12:06
Corresponde consular, vereador Aroldo Frigo Junior explicou o funcionamento do processo para naturalização / Foto: Divulgação
Corresponde consular, vereador Aroldo Frigo Junior explicou o funcionamento do processo para naturalização / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Além dos trâmites burocráticos, catarinenses e paranaenses descendentes de italianos que estão em busca da dupla cidadania enfrentam uma verdadeira prova de resistência no processo. O Consulado Geral da Itália de Curitiba atende os dois estados e não é de hoje que conta com longas filas para quem luta pelo reconhecimento. 

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior, comentou que mais de 88 mil pessoas, dos dois estados, aguardam na fila pela documentação. "O consulado tem 16 funcionários, cinco diplomatas e outros oficiais da chancelaria da parte administrativa. A cada seis meses são processadas 3 mil chamadas", detalhou. "Cada inscrição demora de sete a dez anos para ser concluída", apontou Aroldinho que também é correspondente consular da Itália. 

Após a conclusão do processo de dupla cidadania, vem outra fila para a maioria dos descendentes: para confecção do passaporte italiano. "Após reconhecer, automáticamente esses pessoas passam a ser italianos residentes no Brasil. Aí sem faz o agendamento, da mesma forma no consulado. Tem mais de 100 mil italianos inscritos, 70 mil só querendo o passaporte e apenas dois funcionários no setor", lamentou. 

A solução viria do velho continente. "Parte do parlamento que administra a Itália, através do Ministério de Relações Exteriores, enviar mais diplomatas para suprir essa demanda", comentou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito