Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

O comércio mais confiante

Para muitos comerciantes de Criciúma, "o pior está passando". Promoções e qualificação na pauta de lojistas
Por Maira Rabassa Edição 11/02/2022
Fotos: Ulisses Job / Especial / Toda Sexta
Fotos: Ulisses Job / Especial / Toda Sexta

Com o avanço da vacinação na região, a expectativa é positiva para retomada das vendas no comércio de Criciúma. Para os lojistas, as pessoas estão mais confiantes em sair de suas casas para realizar compras e, além disso, os estoques estão equilibrados, o que não foi possível no momento mais grave da pandemia em 2020. Apesar da nova cepa do coronavírus, os comerciantes acreditam que o pior está passando e que novos ventos começam a pairar para o varejo da cidade. 

Esse é o primeiro ano em que a situação sanitária apresenta uma melhora considerável. “As pessoas estão sem medo. Tivemos um 2021 complicado porque tivemos quebra na cadeia produtiva. Agora estabilizou, a indústria e o comércio estão com os estoques mais tranquilos, não tem tanta falta de produtos”, aponta Tiago Marangoni, lojista e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. 

Presidente Tiago Marangoni

O presidente destaca que são poucos os segmentos que ainda estão com problemas em estoques, entre eles estão o de aço, automobilístico, de motos e construção civil. “Com produtos os lojistas podem fazer liquidações, com isso faz girar a mercadoria. Estamos vivendo um período melhor do que a Black Friday, que foi no último novembro. Mesmo num período sazonal, as pessoas estão voltando para o comércio de Criciúma. Estamos cheios de ofertas”, acrescenta Marangoni. 

Promoções são atrativos para maior fluxo de vendas

Eventos como a Black Friday e a Megaliquidação são essenciais para que os lojistas criciumenses vendam seus estoques para abrir para novas mercadorias. De acordo com o comerciante George Trajano - do segmento de relojoaria e ótica - ações como estas são muito válidas pois movimentam o comércio. “As vendas estão boas. Estamos com um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Os clientes precisam dos produtos e vão encontrar com preço melhor e, consequentemente, economizando. Os lojistas que vendem, mesmo com uma margem menor mas, giram seus estoques”, avalia Trajano. 

Conforme o presidente da CDL, Criciúma está cheia de ofertas, e que tem observado que a cidade está com clientes de outras cidades da região. “Vejo placas de Lauro Müller, Içara, Cocal do Sul, Tubarão e isso mostra que temos um bom varejo com opções para todas as famílias. É a chance de comprar aquele item que quer ou precisa a um valor bem mais em conta”, comenta o presidente. 

Jorge Trajano e as oportunidades para os lojistas

O proprietário de loja Ricardo Fretta aponta que os clientes já vislumbram este período como uma excelente oportunidade de compras. “Durante a promoção, os consumidores encontrarão, além de condições especiais de pagamento, uma grande variedade de produtos com descontos que variam de 10% a 50%. Com um mix completo para decorar a casa, desde salas, cozinhas planejadas, quartos, enxovais de cama-mesa-banho, eletrodomésticos, itens de utilidades domésticas, entre outras, com certeza o consumidor encontrará, aqui, aquilo que precisa com um preço ainda melhor”, diz.

A Megaliquidação começou no último dia 2 de fevereiro e encerra neste sábado, dia 12. São 250 lojas, além do Nações Shopping - 120 operações - com ofertas e promoções exclusivas. Além disso, foram distribuídos R$ 25 mil em vales-compras para os consumidores que compraram acima de R$ 150. 

Alguns lojistas ainda penam

Nem tudo é só alegria no comércio varejista. Alguns já até sentiram que novos ares estão chegando, porém, outros ainda estão penando para a tão esperada retomada das vendas. É o que diz a lojista Rosane Benedet. Ela esperava que com a volta às aulas e o pagamento do mês de fevereiro as pessoas estivessem mais dispostas a investir em compras no comércio. “As expectativas eram um pouco melhores. Acho que as pessoas estão pagando outras contas. Mas, não está assim como imaginávamos. Ainda continua retraído”, comenta Rosane. 

Outra questão é sobre o transporte coletivo. Com a pandemia, as empresas reduziram o número de ônibus e horários, dificultando mais o acesso dos consumidores ao comércio da cidade. “Quem está na cidade a passeio, por exemplo, e quiser dar uma volta no Centro, não tem como. Além de não conseguir pagar com dinheiro, também são poucos horários e veículos”, diz o comerciante George Trajano.

Treinamentos para qualificar mão de obra

Uma das dificuldades no comércio é encontrar pessoas com qualificação para trabalhar com vendas. Muitas acabam entrando para a área por falta de opção, como um bico. Mas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma quer mudar essa realidade. Para esse ano, a entidade vai buscar levar para os associados cursos e eventos para aprimorar a mão de obra dos trabalhadores do setor. 

Uma das opções para os lojistas é a Plataforma Online da CDL (Banco de Talentos) que contém os currículos dos interessados por uma vaga no comércio, assim como, com profissionais da área de Recursos Humanos para realizar as entrevistas e encaminhar para as empresas conforme o perfil solicitado. “Temos essa vontade de ajudar os associados, principalmente na questão da mão de obra qualificada. O lojista tem que investir mais no capital humano, fazer essas pessoas evoluírem dentro das empresas. Muitas lojas estão precisando de funcionários. Vamos também buscar cursos gratuitos para os jovens, que ainda não possuem experiência no mercado de trabalho”, conclui Tiago Marangoni.

Com tudo isso, sempre é hora de ir às compras!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito