Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Número de internações na UTI deve aumentar nesta semana

Avaliação foi feita pelo presidente da Unimed, Leandro Avany Nunes, após fim de semana com quatro internações
Por Heitor Araujo 30/03/2020 - 12:52
No São José, permanece um caso confirmado de Covid-19 na UTI (Foto: Arquivo / 4oito)
No São José, permanece um caso confirmado de Covid-19 na UTI (Foto: Arquivo / 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cenário começa a ganhar sinais de alerta no sistema de saúde, em decorrência do contágio do coronavírus. Mesmo com a situação sob controle, o presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes, demonstrou preocupação com o fim de semana nos hospitais - são quatro pacientes internados na UTI, três entubados. A avaliação do médico é de que o número de internações deve aumentar nesta semana.

"O final de semana não foi satisfatório. A previsão que a gente fez no dia 16, quando anunciamos as medidas, era de que ficaria difícil em dez ou 12 dias. Nesse final de semana aumentou o número de internações. Tínhamos um paciente na UTI, saía um e entrava outro em quadro leve. Dos quatro na UTI agora, três estão em ventilação mecânica. Nessa semana deve aumentar muito o número de pacientes graves e está bem no período de acontecer isso", projetou Leandro.

De acordo com o presidente da Unimed, muitos pacientes que procuram o hospital inicialmente acabam retornando dias depois para serem internados. "O paciente nos procura com uma tosse seca, às vezes com perda de capacidade de sentir o cheiro. Ele vai pra casa, volta seis ou dez dias depois em uma condição pior, aí é internado. Ontem tivemos um paciente que foi direto para a UTI", disse. Ainda na Unimed, há outros dez pacientes na ala de internação. 

No Hospital São José, que atende pelo Sus, permanece um internado em UTI com Covid-19 e outros sob suspeita. "Aumentou o número de internações. Ainda temos alas com muitos leitos livres. Há pacientes internados em UTI, suspeitos de coronavírus. Alguns com imagem tomográfica muito específica em relação aos quadros de coronavírus", afirma o diretor técnico do hospital, Raphael Elias Farias. 

"O volume de atendimentos se mantém em constante ao longo dos dias. Mas o número de internações tem aumentado. Os pacientes chegam com o quadro um pouco mais intenso que exige internações para estabilização do quadro", completa o médico infectologista.

Leandro Avany Nunes falou sobre a decisão do governador Carlos Moisés de continuar com a quarentena por, pelo menos, mais sete dias. "Ação tomada, não tem como voltar atrás, vamos para a frente. Vamos fazer essa quarentena, ficar em casa realmente e cuidar para não ter essa contaminação. Se vai ser bom ou ruim, se a economia vai reagir ou não, a gente vai saber lá na frente, daqui a um ano talvez.  O sistema de saúde tem limitação. Por enquanto, tudo sob controle, os pacientes muito bem cuidados", concluiu.

Na Unimed, uma terceira UTI está sendo montada e foi aberta a segunda ala de internação de Covid-19. Os casos de outras doenças serão encaminhados ao Hospital São João Baptista. No Hospital São José, o atendimento a casos de Covid-19 ocorre após o paciente consultar o Centro de Triagem ou outras unidades de saúde. No Pronto Socorro, são atendidos diretamente apenas os casos emergenciais. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito