Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novo secretário de Agricultura de SC quer levar energia trifásica ao interior do estado

Altair Silva destaca dois grandes desafios que serão trabalhados para melhorar a atividade agrícola catarinense
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 13/01/2021 - 08:57 Atualizado em 13/01/2021 - 08:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado estadual Altair Silva, do Partido Progressista (PP), foi indicado pelo Governo do Estado para assumir o cargo de secretário da Agricultura de Santa Catarina. Profissional e estudioso do setor agrícola, Altair assume uma das principais pastas estaduais com o objetivo de superar dois grandes desafios que impedem que a atividade catarinense ganhe ainda mais expressão, sendo um deles a qualidade de energia nos municípios do interior. 

“Temos dois desafios enormes pela frente. O primeiro é ampliar ou criar um grande programa para levar energia trifásica ao interior, é o principal desafio para que possamos melhorar e ampliar a produtividade agrícola, porque tem uma energia muito deficitária no interior. O outro é em relação a natureza, a recuperação de fontes de água e também o armazenamento de água em superfícies do sol, como um programa de açude”, disse.

Segundo Altair, os açudes são necessários para manter o lençol freático abastecido e os poços artesianos funcionando. Como solução para esse problema, está a ideia de um programa de reservatórios para que as propriedades rurais tenham água o suficiente disponível para o cultivo de aves, suínos e outros segmentos importantes para a agricultura de Santa Catarina.

Setor pouco impactado durante a pandemia

Uma das principais forças econômicas do estado, o setor agrícola acabou sendo pouco impactado pela pandemia de Covid-19. Segundo Altair, a quantidade de exportações vêm crescendo e aumentando a presença de SC no mercado internacional.

“Nós somos líderes nacionais de exportação de aves e suínos e temos um estado sanitário diferenciado que vai reforçar ainda mais a fiscalização das nossas fronteiras com os estados vizinhos. Vamos, sem dúvidas, trabalhar para que  informação e tecnologia estejam cada vez mais presentes dentro das propriedades rurais”, afirmou.

O sul catarinense, inclusive, também está no radar do novo secretário. Segundo Altair, a região possui um grande potencial agrícola, uma boa localização geográfica, por conta da proximidade com o Porto de Imbituba, e deverá ser trabalhada. Para isso, debates deverão ser constantes com os deputados do sul do estado.

“Tenho uma vida profissional dedicada ao campo e vou, na medida do possível, estar com o máximo de tempo a campo, junto com os prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios, lideranças da Epagri e articulando ações regionais para fortalecer cada dia mais a agricultura, que é uma grande mola propulsora de geração de emprego”, pontuou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito