Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nomes & Marcas: A vida dedicada ao carvão de Fernando Zancan

Presidente da ABCM foi o entrevistado deste sábado (17); confira aqui
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 17/09/2022 - 12:01
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quanto o assunto é carvão mineral e suas tecnologias, ele é um especialista. Neste sábado (17), o Nomes & Marcas recebeu o fundador e presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, para um bate-papo na Rádio Som Maior. 

Natural de Porto Alegre, Zancan é graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O profissional também é diretor executivo da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc).

Confira a entrevista completa:

Uma vida dedicada ao carvão e um grande defensor. "Fui criado numa família de intelectuais. Mas, quem me guiou para o carvão foi o meu irmão, que tinha uma ligação muito forte com a questão do carvão aqui em Santa Catarina por conta da Sudesul - onde ele era diretor -, com projetos de siderurgia, mineração e afins", relembra.

Recém-formado, Zancan veio para Criciúma aos 22 anos para fazer estágio. Mais tarde, iniciou os trabalhos no Sindicato da Indústria de Extração Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), no qual é secretário executivo.

O profissional também viveu os momentos da crise do carvão na década de 1990. Desde o início, o foco do seu trabalho tem sido a sustentabilidade nos projetos. "Sempre fui muito inquieto, sempre olhando para a tecnologia, para a frente", enfatiza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito