Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Maio Amarelo, a lembrança das mortes no trânsito

Já foram vinte óbitos em acidentes desde o início do ano. Alertar e conscientizar é preciso
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 09/05/2019 - 14:31
O acidente que tirou a vida de Adilton Ronsani há um mês, em Cocal do Sul / Foto: Daniel Búrigo / Arquivo / 4oito
O acidente que tirou a vida de Adilton Ronsani há um mês, em Cocal do Sul / Foto: Daniel Búrigo / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Amarelo de prevenção, maio de alerta. O Maio Amarelo já está em andamento, e o mês será marcado por campanhas para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às regras para evitar acidentes. Mas as estatísticas não são animadoras. Conforme dados do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma as regiões da Amrec e Amesc já registraram vinte óbitos no trânsito entre os meses de janeiro e abril.

"Estamos com o Programa Educando para o Trânsito, promovendo palestras e blitz educativas", lembra o técnico do IML, Almir Fernandes de Souza. O programa é uma parceria do IML com a 6ª Ciretran e Policia Civil. "Essa iniciativa destina-se aos alunos do segundo ano do Ensino Médio nas redes pública e particular de toda a região carbonífera, mas também já se estendeu a empresas, principalmente nas Semanas de Prevenção de Acidentes de Trabalho", informa. 

Almir Fernandes, do IML / Foto: Arquivo / 4oito

Desde a criação do programa, já foram atendidas aproximadamente vinte mil pessoas. Ainda em Criciúma, o Maio Amarelo terá ações na Praça Nereu Ramos a partir do dia 18. “A maioria dos acidentes ocorre com jovens de 18 a 29 anos de idade. Precisa ser feito um trabalho muito pesado de conscientização”, adverte o advogado Vinícius Ribeiro, que dirige a subseção de trânsito da OAB Criciúma e é comentarista do tema na Rádio Som Maior. Em Içara, a programação começa na tarde desta quinta-feira com palestra para estudantes.

As mortes e acidentes

O primeiro acidente com morte do ano na região ocorreu no Bairro Pinheirinho, em Criciúma, no dia 5 de janeiro, quando o ciclista Deivid Martins da Silva, de 18 anos, foi vitimado após um acidente envolvendo um ônibus. Três dias depois o pedestre Adelino Moisés Feliciano, de 60 anos, foi atropelado por um carro na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão. A terceira morte, no dia 14, foi do ciclista Antônio Elias, 50 anos, que faleceu ao colidir com uma moto no Bairro Polícia Rodoviária, em Araranguá.

Ainda em janeiro, duas mortes no dia 25. Aline Preis Lisboa, de 25 anos, estava conduzindo uma moto no Bairro Poço Oito, em Içara, quando foi a óbito em acidente com um carro. O ciclista Antônio de Oliveira, 76 anos, morreu atropelado por um carro no Bairro Lagoa dos Esteves, no Rincão.

Acidente com morte no começo de fevereiro em Urusssanga / Foto: Arquivo / 4oito

Em fevereiro foram quatro mortes no trânsito da região. No dia 1º, Emerson Piva, 42 anos, conduzia um carro quando morreu após acidente com outro veículo no Bairro Nova Itália, em Urussanga. No dia 3 faleceu Antônio Carlos Brunelli Januário, 36 anos, que dirigia um carro que capotou no distrito do Caravaggio, em Nova Veneza. João Alex Alvarenga, 31 anos, perdeu a vida após cair da moto que conduzia no Bairro Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, no dia 10. O pedestre Divo Porto Rodrigues, 56 anos, morreu atropelado por um carro em Sombrio no dia 15.

Março, menos ocorrências

Março foi o mês com menos mortes no trânsito da região: três. Cleiton Geremias Arminda Florentina, 23 anos, faleceu em um capotamento de automóvel no Bairro Montevidéu, em Criciúma, no dia 14. Seis dias depois foi a óbito Humberto Bonifácio, 44 anos, que conduzia uma moto e faleceu após bater em um carro no Bairro Cidade Mineira Nova, em Criciúma. O motociclista Márcio Sebastião Machado, 46 anos, morreu em acidente no Bairro Primeiro de Maio, em Içara, no dia 23.

Abril mais violento

Acidente no dia 6 de abril na SC-446, no Caravaggio / Foto: Arquivo / 4oito

Em contrapartida, abril terminou como o mês mais violento até aqui, contabilizando oito óbitos. Valdiceia de Medeiros, 53 anos, andava de bicicleta quando foi atropelada no dia 5 no Bairro Jardim Maristela, em Criciúma. Dois dias depois a pedestre Olívia Borges dos Santos Antônio, 78 anos, morreu atropelada no Bairro Buenos Aires, também em Criciúma. 

Em acidente no dia 9 na SC-108, em Cocal do Sul, morreu o motociclista Adilton Carlos Ronsani, de 55 anos.

Adilton Ronsani, o Cowboy, morreu em acidente no dia 9 de abril em Cocal do Sul
Foto: Daniel Búrigo / Arquivo / 4oito

Marcos Henrique, 32 anos, foi a óbito em 14 de abril ao cair da moto que conduzia na localidade de Rio Cedro, em Nova Veneza. Quatro dias depois e o condutor de moto Orlando Aurélio Dudek, 58 anos, morreu ao colidir com um carro no Bairro Otávio Dalazen, em Orleans.

Cocal do Sul registrou mais uma morte no trânsito no dia 20. O ciclista Saimon Ribeiro Gregório, 20 anos, foi atropelado no Centro da cidade, falecendo depois no Hospital São José. Dois dias mais tarde e Roseli Vanor Pedro Machado, 48 anos, era caroneira de uma moto e perdeu a vida em acidente com um carro na Vila Alvorada, em Içara. E o mais recente óbito no trânsito regional ocorreu no último dia 29 quando Nilton Cigolini, 57 anos, faleceu em um capotamento de automóvel no Bairro Esperança, em Içara.

Análise dos dados

Vinte óbitos, 16 homens, quatro mulheres, de 18 a 78 anos

Cinco ciclistas e três pedestres entre as vítimas

Seis condutores de motos e três de carros entre os mortos

Em Criciúma, foram seis

Quatro em Içara, dois em Balneário Rincão, Nova Veneza e Cocal do Sul

Um em Araranguá, Urussanga, Sombrio e Orleans

Cinco óbitos em janeiro, quatro em fevereiro, três em março, oito em abril

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito