Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Dia do Médico, as dicas de Teruo Watanabe no Avesso

"Os cinco tesouros de Deus" como hábitos para uma vida saudável foram citados durante o bate papo
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 18/10/2019 - 16:15 Atualizado em 18/10/2019 - 16:18
Fotos: Amanda Farias / 4oito
Fotos: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em comemoração ao Dia do Médico, o programa Do Avesso recebeu nesta sexta-feira, 17, o Dr. Teruo Watanabe. Primeiro médico a chegar e atender em Forquilhinha, Teruo recheou o programa com dicas saudáveis e, também, sanando dúvidas sobre saúde presentes em nosso cotidiano.

Médico conhecido por muitas famílias da região, Watanabe chegou em 1986 em Criciúma e, desde então, vem acumulando muita bagagem. “Pelas minhas contas, por tudo que eu fiz, eu atendi quase 400 mil pessoas até agora. Trabalhei cinco anos no pronto socorro, trabalhei em vários postos de saúde e faço palestras já há 18 anos”, comenta. 

No auge de seus 62 anos, o médico ainda se mostra apaixonado pela profissão que exerce, afirmando que segue estudando sobre medicina até hoje. “Uma pessoa que escolhe medicina por profissão eu tenho certeza que é por algo muito fantástico. Isso porque você tem em suas mãos a possibilidade de mudar o destino para melhor ou para pior. O médico é um estudante todos os dias, assim que ele começar a deixar de ser estudante o médico dentro dele começa a morrer”, comenta.

Para Watanabe, a origem das causas das doenças acaba sendo 100% emocional, carregado por toda uma vida. “Você imagine uma mãe grávida que terá uma menina e deseja um menino. Se essa io desejo for muito grande, essa menina nasce mulher com subconsciente masculino”, diz o doutor. 

Entre alguns dos temas abordados nas palestras do doutor, uma delas é sobre as diferenças entre os homens e as mulheres. Para Teruo, a diferença que mais chama a atenção entre os sexos definitivamente é a comunicação - a qual pode gerar algumas brigas entre casais. “A comunicação da mulher é visual, então a grande discussão é que ela diz ‘ah você não está me ouvindo’. Acontece que nós [homens] nos comunicamos pela audição. Então se eu tiver conversando com ela sem olhá-la na cara ela não vai gostar”, ressalta o doutor. 

Açúcar, o vilão

E qual seria o pior alimento do mundo quando o assunto é saúde? Para Watanabe, o açúcar é o grande defensor desse cargo. “Existem quatro tipos de açúcar: o refinado que é o pior de todos, o cristal, o demerara e o mascavo. Se você tiver que usar algum, use pelo menos o mascavo que é o que faz menos mal a saúde, apesar de continuar fazendo mal”, recomenda.

Para evitar a ida ao médico, o doutor sugere que as pessoas utilizem de uma filosofia chamada por ele de “os cinco tesouros de Deus”. São eles: os dentes (por causa da mastigação correta), as pernas (as quais servem para exercícios que nos ajudam a manter a forma), água (que hidrata o nosso corpo), cuidar dos problemas de hoje e obter luz do sol. “Só existe uma ‘doença’ no mundo, que é o envelhecimento. O resto é consequência dos hábitos de vida”, conclui Watanabe.

Tags: saúde avesso

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito