Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Dia do Médico, a palavra do presidente do Simersul

Os desafios da profissão e o que aconteceu com o Mais Médicos são aspectos destacados por Licínio Alcântara
Por Redação Criciúma, SC, 18/10/2019 - 18:47
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Considerada uma das profissões mais importantes para a sociedade, estando diretamente ligada à saúde e à vida, o exercício da Medicina é lembrado nesta sexta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico. O presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), Licínio Argeu Alcântara, destaca a importância e as ações da profissão em âmbito nacional e local.  

"A Medicina é uma das mais belas e nobres profissões onde se busca muito pelo idealismo e pelo amor à profissão em si. É uma das profissões onde menos se tem desistência em busca de uma nova ocupação. Na região, a nossa Medicina está bastante avançada, temos recebido especialistas de ponta e o desenvolvimento tem sido constante. No Brasil, vem se estruturando cada vez mais, embora enfrentamos muitos percalços", coloca Alcântara.  Conforme o presidente do Simersul, no ano passado a questão do Mais Médicos impactou muito a classe tanto com relação a profissão como com a formação médica. "Ao mesmo tempo, tivemos a criação do Programa Médicos pelo Brasil, que visa interiorizar a Medicina pelo país. É um programa mais amplo e que também regulamentou muitas inadequações do Mais Médicos", opina.  

Ainda de acordo com ele, o Médicos pelo Brasil prevê a revalidação de médicos formados no exterior que queiram exercer a profissão no país. "Há ainda algumas emendas propostas no Congresso Nacional que retirariam essa obrigatoriedade da revalidação e é contra essas emendas que estamos lutando para manter o nível do que propõe o programa Médicos pelo Brasil", pontua.

"Quero cumprimentar a todos os médicos pelo seu dia, esta bela profissão, cheia de idealismo, cheia de dedicação. Parabéns a todos", reforça.

Atuação do Simersul

Fundado há 38 anos, o sindicato tem lutado pelos interesses não só da classe médica, mas em defesa da saúde. A atual gestão comemora a regularização da carga horária dos médicos, a liberação das rescisões contratuais pelo Poder Municipal de Criciúma e está próximo de equacionar a resolução da isonomia salarial dos médicos mais antigos.

 "Temos muitas ações, mas queremos, especialmente, fortalecer o sindicato, mobilizando mais médicos para estarem conosco e oferecendo um atendimento de excelência com a prestação de mais serviços. Temos nesta gestão um diretor de assuntos acadêmicos que cuidará da relação do sindicato com os acadêmicos e residentes", conclui Alcântara.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito