Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Na disputa pela camisa 1, Alisson espelha-se em seu xará: o goleiro do Liverpool

Já o provável titular, Gustavo, elogia entrosamento com a linha defensiva para a estreia no Catarinense
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 23/02/2021 - 19:01
Completam o quarteto de goleiros os jovens Diego e Murilo (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Completam o quarteto de goleiros os jovens Diego e Murilo (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a escalação indefinida para a estreia no Catarinense, pode-se esperar um modelo de jogo bem definido para o Tigre: uma defesa forte, agressiva, e que participação da construção ofensiva a partir da própria área. Na meta, Gustavo deve levar a melhor sobre Alisson, ambos contratados após participarem ativamente na Série B do ano passado - por Sampaio Corrêa e Paraná, respectivamente. Um deles se espelha em seu xará: o goleiro Alisson, do Liverpool.

A evolução da posição de goleiro exige participação com os pés, seja com a bola, na troca de passes com o zagueiro, seja sem a bola, atuando quase como um líbero quando a linha defensiva está mais alta e o adversário projeta um passe em profundidade.

No jogo-treino contra o Grêmio, a saída de bola foi com uma linha de três, especialmente com Gustavo alinhado entre os dois zagueiros para trocar os passes. No segundo tempo, Alisson também atuou ativamente com a bola no pé. O goleiro falou sobre a evolução da posição com e sem a bola. 

"Vejo o futebol hoje numa evolução muito grande, tanto brasileiro como mundo, na questão de jogo com os pés. Goleiros mais completos, não aqueles que só pegam debaixo das traves. Tem que fazer cobertura e sair bem do gol. Vejo de uma forma positiva a evolução dos goleiros nos últimos anos", disse Alisson.

Possível reserva na estreia, Alisson jogou o Campeonato Brasileiro da Série B pelo Paraná, onde atuou em 19 partidas - perdeu a titularidade para Renan, que chegou na reta final da competição. No Tigre, ele busca seu espaço junto a Gustavo. "Sempre respeitando o companheiro, tendo a briga sadia. Todo mundo sabe como funciona a posição de goleiro, sempre próximo um do outro, mas cada um buscando o seu espaço", avaliou.

Gustavo falou sobre a relação com os companheiros de zaga - a provável linha defensiva do Tigre para a estreia no Catarinense deve ter Emanuel, Alemão, Marcel Scalese e Hélder. 

"O entrosamento é muito bom, apesar do pouco tempo de trabalho. O professor Hemerson Maria passa todas as situações para a gente e conseguimos colocar em prática, principalmente no jogo-treino contra o Grêmio", analisou o goleiro, que aproveitou para elogiar o trabalho de Hemerson Maria. "Ele é um técnico que explora muito a parte defensiva, que seja um ponto de segurança na equipe", concluiu. 

Espelho

O futebol reserva coincidências. O Alisson do Tigre foi reveledo pelo Internacional e tem um xará de peso no futebol mundial: ambos atuaram nas mesmas categorias de base e jogam na mesma posição. O titular da Seleção Brasileira e do Liverpool é um espelho para o arqueiro do Criciúma. "Tenho o Alisson como referência, tive a oportunidade de trabalhar com ele no Internacional. Me espelho muito pela parte técnica e o goleiro que ele é", disse Alisson. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito