Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Museu de Zoologia da Unesc lança programa para auxiliar escolas

ABC Animal trará informações inicialmente, sobre 300 espécies do museu
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 30/10/2020 - 12:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, lançou mais uma iniciativa que vai colaborar com a educação do Sul e Extremo Sul catarinense. Trata-se do programa ABC Animal, que permite o acesso online há informações das espécies da fauna brasileira presentes no museu. O ABC Animal pode ser acessado pelo site do Museu de Zoologia (museudezoologia.unesc.net).

A coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, conta que a ideia do programa surgiu a partir da nova situação enfrentada com a pandemia, que impediu a vinda de estudantes para realizar visitas ao local. Outro ponto levado em consideração foi a grande quantidade de animais no acervo do museu, mais de 1.500 espécimes, o que impossibilitaria que os visitantes conseguissem conhecer todos de única vez. "O ABC Animal visa contribuir com a popularização e difusão do conhecimento sobre a fauna. Ele também é um instrumento didático para fortalecer o processo de educação que está sendo mediado por tecnologias", afirma.

Morgana explica que no site do Museu, os estudantes encontrarão informações referentes à taxonomia, à descrição da espécie, ao habitat, aos hábitos alimentares e à reprodução, além de outras informações sobre as diferentes espécies animais que habitam os principais biomas brasileiros, como a Floresta Atlântica, Floresta Amazônica, o Serrado, a Caatinga, o Pantanal, os Pampas, bem como espécies representativas de outros países e do ambiente marinho.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc comenta ainda que o programa contribuirá para aprofundar o conhecimento dos estudantes e demais visitantes do local. Além disso, o ABC Animal vai colaborar para que os alunos em fase escolar desenvolvam a proatividade nos estudos, ao realizar busca, seleção, registro e organização de informações.

Inicialmente, o ABC Animal trará informações de 300 espécies. Posteriormente, esse número passará para 600 espécies de animais.