Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Museu ao Ar Livre se torna cenário de documentário sobre a imigração italiana

Material é feito por produtora de Araranguá
Por Redação Orleans, SC, 20/06/2021 - 15:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A produtora Ara produções, de Araranguá, está produzindo um documentário sobre a imigração italiana do Sul do estado de Santa Catarina, via Lei nacional de Incentivo à Cultura.

Nesta semana foram feitas gravações na quarta e nesta sexta-feira (16 e 18/06), nas unidades da ferraria e na casa do colono, dentro do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Foram simuladas cenas com atores sob a supervisão dos museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon, que fizeram a pesquisa do filme.

As gravações começaram no dia primeiro de junho, e além do Museu ao Ar Livre, estão sendo usados como cenários locais nos municípios de Azambuja, Urussanga, Nova Veneza e museu ferroviário em Tubarão.

Segundo Josué Genuíno, que assina a direção geral e a direção de fotográfica do filme de média metragem, o documentário vai tratar de uma forma dramatizada da imigração italiana para o Brasil. “Em especial na região sul do país, ocorrida entre os anos de 1870 a 1900”, comentou. Segundo ele, as gravações devem durar até julho, já que as chuvas dos últimos dias atrasaram o trabalho de produção.

Segundo o museólogo Idemar Ghizzo, uma das fontes de pesquisa são os documentos da Colônia Grão-Pará, onde encontram-se os registros da empresa colonizadora. A roteirista do trabalho, Cecília Coelho, explica que a base foi uma coletânea de cartas. “O roteiro procura se conectar com o público de uma forma de emocional. São cartas de ficção, mas com base em situações reais”, relata, fazendo referencias de cartas que estão nos arquivos do museu. O roteiro traz relatos do como e porque os imigrantes vieram da Itália para o Brasil. “É romantizada, mas procurando uma fidelidade com a situação que aconteceram”, garante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito