Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Municípios deverão ter mais autonomia para combate ao Covid-19

Ferramenta do Estado permite que prefeituras tenham acesso à informações específicas para tomadas de decisão
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 22/05/2020 - 17:25 Atualizado em 22/05/2020 - 17:26
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Carlos Moisés participou nesta sexta-feira, 22, de uma reunião online com os prefeitos da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O encontro era pedido pelos governantes municipais já há algum tempo para que estes pudessem apresentar suas demandas ao governo do Estado, e pareceu implicar em uma maior autonomia por parte dos municípios no combate ao Covid-19. 

A novidade apresentada pelo governador foi uma nova ferramenta que permite que os municípios tenham acesso à uma base de inteligência de dados utilizada pelo governo estadual para combate ao novo coronavírus. Com as informações em mãos, os prefeitos poderão tomar medidas mais assertivas e pontuais relacionadas a pandemia. 

“Sabemos que SC está sendo um estado diferenciado, por sua topografia e densidade populacional. Teremos alguns lugares com maior incidência de contaminação e outros menos. Essa ferramenta dará toda a informação necessária para que a gente tenha uma tomada de decisão”, declarou o presidente da Fecam, Saulo Sperotto.

A ferramenta do Governo do Estado deverá apresentar dados como contaminação, incidência de casos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em regiões específicas. A expectativa é de que durante a próxima semana, os municípios venham aprendendo a como utilizar o recurso. 

“Se atingirmos um nível baixo, médio, alto ou gravíssimo, teremos que tomar decisões de interferências. Ampliar o isolamento social, mas não ampliar em toda a Santa Catarina. Ampliar localmente ou regionalmente, cria-se um isolamento para que as atividades essenciais continuem funcionando mas aquelas outras recuem um pouco, para que tenhamos um processo melhor e que não haja um colapso hospitalar”, pontuou Saulo.

Volta dos ônibus 

O presidente da Fecam ressaltou ainda que o Governo do Estado está trabalhando com a possibilidade de retorno dos ônibus em SC. “Está em fase de andamento. O governo está preparando para fazer todo o regramento para que os transportes possam retornar, seja o interestadual, intermunicipal ou municipal”, disse.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito