Com uma voz grave e marcante, Roberto Borges compartilha sua trajetória no mundo da comunicação. Atualmente, ele realiza alguns comerciais para a rádio Som Maior, mas a locução nunca foi sua principal atividade profissional.
Na juventude, chegou a se preocupar com a própria voz. “Na adolescência, eu já tinha uma voz um pouco impostada e, com o passar do tempo, ela foi ficando cada vez mais grave. Comecei a me preocupar e procurei um médico. Ele me tranquilizou, dizendo que era apenas um calo nas cordas vocais, algo que tornaria minha voz ainda mais grave com o tempo”, relembra.
Apesar de ter feito algumas locuções comerciais em Curitiba e participado esporadicamente de eventos, Borges construiu sua carreira longe dos microfones. “Atuei nas áreas de comunicação, importação e exportação, viajei o Brasil inteiro e, após a pandemia, migrei para o setor financeiro”, conta.
Após 15 anos em São Paulo, decidiu desacelerar e escolheu Criciúma como novo lar, em busca de mais qualidade de vida.
Borges também compartilha os cuidados que adota com a voz, dicas simples, mas eficazes. “Faço gargarejo com água morna e sal, uso gengibre e até uma romã para manter a voz saudável. São cuidados simples, mas que ajudam a preservar as cordas vocais”, finaliza.
Ouça a voz e a entrevista do Roberto Borges: