Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

MPF lança campanha digital sobre violação de direitos na Ditadura

Novo site disponibiliza mais de 850 mil páginas de processos movidos contra presos políticos durante a ditadura militar
Por Arthur Lessa Criciúma, SC, 18/08/2017 - 16:54 Atualizado em 18/08/2017 - 17:21

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o slogan "Não deixe a história desaparecer, muito menos se repetir", o Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta semana o site Brasil: Nunca Mais Digit@l, com o acervo do projeto Brasil: Nunca Mais, disponibilizando virtualmente mais de 850 mil páginas de processos judiciais movidos contra presos políticos durante a ditadura militar.

Os documentos históricos foram digitalizados, tratados e indexados, permitindo a pesquisa e a consulta de termos no interior dos arquivos. Além dos processos do Superior Tribunal Militar (STM), a base de dados disponível inclui documentos históricos do Conselho Mundial de Igrejas e da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

O site BNM Digit@l também conta a história do projeto Brasil: Nunca Mais, desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo, sob a coordenação do Reverendo Jaime Wright e de Dom Paulo Evaristo Arns. O Brasil: Nunca Mais é a mais ampla pesquisa realizada pela sociedade civil sobre a tortura política no país.

Natural de Braço do Norte, João Batista Rita sumiu aos 25 anos, em 1973, e virou símbolo da luta contra a ditadura 

 

Acervo em textos e imagens

Antes do fim da ditadura, advogados e ativistas em direitos humanos trabalharam sigilosamente, fazendo cópias em xerox de todos os processos em tramitação do STM, muitos dos quais comprovavam as torturas e outras violações de direitos durante o regime militar. Foram cinco anos de trabalho. As mais de 850 mil páginas de processos copiadas foram microfilmadas e enviadas ao exterior.

O resultado foi a publicação de um relatório e um livro em 1985. O sucesso da publicação continua influenciando gerações e impulsionou o compromisso do Estado brasileiro com o enfrentamento à tortura.

Os 543 rolos de microfilmes do projeto estavam nos Estados Unidos e, em 2011, foram repatriados a pedido do Ministério Público Federal e disponibilizados na internet.

Assista ao video da campanha Brasil: Nunca Mais Digit@l

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito