Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mostra do Setor Carbonífero movimenta a Acic

Aproximadamente 600 estudantes já visitaram a exposição, que segue até 26 de abril
Redação Criciúma, SC, 14/04/2024 - 09:52
Foto: Lucas Colombo/Carvão+
Foto: Lucas Colombo/Carvão+

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Mostra do Setor Carbonífero está movimentando a sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), no bairro Próspera, em Criciúma. Até o momento, 21 escolas e cerca de 600 estudantes já passaram pela exposição que conta a história do Carvão Mineral no Sul catarinense. Visitaram a Mostra alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

“Está sendo uma grande experiência levar conhecimento sobre o Setor Carbonífero aos alunos e visitantes da nossa mostra. Um setor que gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, que segue forte e de grande importância para nossa região”, comenta o diretor-executivo do Siecesc-Carvão+, coronel Márcio José Cabral.

A Mostra conta com uma linha do tempo contendo os marcos da história de mais de 100 anos da mineração. Possui, ainda, obras de arte, uma imagem de Santa Bárbara, uma taça e bola do E.C. Metropol e as camisetas dos clubes carboníferos que iniciaram o futebol no Sul. A grande estrela da exposição é uma maquete do Museu Ferroviário de Tubarão, que apresenta o transporte do carvão da mina até o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.

“Além do que já está exposto, nas visitas agendadas possuímos óculos de realidade virtual, sendo possível fazer um tour virtual em uma mina de carvão. Uma experiência que está chamando a atenção”, explica Cabral.

 Os estudantes que estão visitando a exposição também podem responder um Quiz virtual. Os 30 melhores colocados irão realizar um passeio de trem, que será agendado futuramente. “A experiência foi muito legal. Saber sobre a história por trás da cidade. Eu só sabia que Criciúma era a cidade do Carvão, mas não sabia a história por trás de tudo. Foi bem legal a experiência, gostei”, destacou o estudante do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Sebastião Toledo dos Santos, Vinícius Gomes, de 16 anos.

A Mostra do Setor Carbonífero iniciou no dia 14 de março e está aberta à visitação até 26 de abril, na galeria de arte da Acic. A exposição faz parte do Projeto Cultura Acic, que inicia com o carvão mineral uma série de exposições para resgatar e valorizar os segmentos que deram origem à história econômica de Criciúma. “A Mostra do Setor Carbonífera está espetacular. É uma grande honra receber em nossa galeria uma exposição que destaca um dos principais pilares do desenvolvimento de Criciúma e da região Sul de Santa Catarina. Aqueles que ainda não tiveram a chance de visitá-la, venham apreciá-la e conhecer toda a história centenária desse segmento”, reforça a coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski.

---

Colaboração: Lucas Colombo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito