Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morte de Dolores O'Riordan reacende discussões sobre anorexia

A cantora Dolores O'riordan, morreu nesta segunda-feira (15) aos 46 anos
Por Kelley Alves Criciúma, 16/01/2018 - 14:53 Atualizado em 16/01/2018 - 14:59
Foto: Clara Floriano
Foto: Clara Floriano

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cantora Dolores O'riordan, morreu nesta segunda-feira (15) aos 46 anos. A causa da morte ainda não foi revelada. Em 2014 a cantora revelou em uma entrevista que tinha sido abusada sexualmente quando criança e ainda estava tentando se recuperar do trauma. Ela disse que após a violência passou a ter um ódio muito grande e si mesma, que continuou a crescer com a carreira acelerada e a levou à anorexia.

O fato trouxe à tona o tema do distúrbio alimentar que ainda é considerado uma doença silenciosa na sociedade. “Anorexia nervosa é uma alteração psíquica, acompanhado de uma distorção da visão corporal levando a pessoa a ter um comportamento alimentar altamente disfuncional”, explica a psicóloga Rosane Gomes.

Segundo ela, o quadro pode começar já no primeiro contato da pessoa com a alimentação, através do leite materno. Na ocorrência de algum problema nessa fase da vida, o transtorno alimentar pode ser certo, principalmente quando confrontado com outro trauma, como foi o caso da cantora. “Um fato significativo pode formar uma ponte com alguma situação de conflito do subconsciente”, explica.

A principal caraterística da doença é a visão distorcida do corpo. Sobre isso, a economista Rosana de Oliveira, que já enfrentou o problema, relatou que só percebeu a gravidade quando vivenciou as consequências da perda excessiva de peso. “Só percebi quando eu já estava com problemas no esôfago, estômago, e quando fadiga e cansaço não me deixavam ter uma rotina normal. O que nos leva a procurar ajuda são as consequências do problema”, relembra a economista, que chegou a ser internada com quadro clínico gravíssimo. “Meu sistema imunológico ficou deteriorado. Em função da bulimia também tive problemas no estomago”, lembra.

A psicóloga também explicou a diferença entre anorexia e bulimia. “Anorexia é uma preocupação com o peso corporal. A pessoa sempre acha que está acima do peso e tenta de forma compulsiva o emagrecimento. Ela tem imagem distorcida do corpo. Bulimia ela quer perder o peso mas a culpa de ingerir o alimento e bem maior, está mais associado a culpa”, distingue.

A psicóloga finalizou reforçando que transtornos alimentares não têm cura. “A síndrome dos transtornos alimentares é para o resto da vida. Tem um controle, cura jamais”, pontuou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito