Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moreira negocia no Ministério da Agricultura exportação de carne suína para o México

Estado já tem uma sólida relação comercial com o país devido a venda de carne de frango
Por Redação Criciúma - SC, 19/07/2018 - 19:23
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Eduardo Pinho Moreira deu sequência nesta quinta-feira (19), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, às negociações de exportação de carne suína para o México. De acordo com Moreira, o Estado está formando junto com os representantes das agroindústrias catarinenses uma missão oficial no país para a segunda quinzena de agosto.

"A abertura deste mercado é importante para a nossa economia, pois impactará expressivamente a agroindústria do Estado. O México é um país altamente populoso e esta exportação vai abrir um mercado valioso para Santa Catarina", comenta.

O Estado já tem uma sólida relação comercial com o México com a carne de frango, sendo que a exportação de carne suína representa mais um mercado exclusivo do agronegócio catarinense, como já ocorre com o Japão e a Coreia do Sul, resultado do status sanitário diferenciado. De acordo com o secretário executivo da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, o mercado internacional passou a ser uma das prioridades do ministério.

"O Brasil está em outro patamar, começou a ser visto de forma diferenciada e o México está no nosso radar de exploração. Portanto, daremos todo o apoio que Santa Catarina necessitar", destaca.

SC livre de febre aftosa

Moreira ainda defendeu a posição de Santa Catarina em relação ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Santa Catarina mantém-se como uma zona separada das outras federações que buscam a certificação internacional. Isso ocorre porque Santa Catarina já tem o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) desde 2007.

O Ministério da Agricultura quer que todos os Estados brasileiros tenham o mesmo status até 2023 e Santa Catarina se manterá como uma zona exclusiva. Isso garante, por exemplo, que em caso de ocorrência de febre aftosa em outro Estado, Santa Catarina continue livre da doença e autorizado a exportar, porque será considerada uma zona separada do restante do país.

De acordo com o diretor do departamento de saúde animal e delegado do Brasil da OIE, Guilherme Marques, Santa Catarina é uma demonstração clara de investimento, prevenção e compromisso para conquistar o patamar alcançado. "Santa Catarina, no que diz respeito à OIE, tem um status de certificação único, se diferencia dos demais Estados e precisa estar na discussão com as demais federações que ainda não estão livres da doença sem vacinação", frisa.

Rota do Milho

No Palácio do Planalto, Moreira também ressaltou a importância das melhorias na estrutura da Dionísio Cerqueira com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O local enfrenta dificuldades para suprir a demanda existente, como filas de caminhões que ultrapassam uma semana de espera.

"Reforcei que a Receita Federal na aduana seja terceirizada, pois não há auditores suficientes para dar vazão à demanda. Este modelo já ocorre com aduanas de outros municípios. Além disso, reforcei com o ministro melhorias na fiscalização do Ministério da Agricultura", destaca.

Estas melhorias essenciais na fronteira seca do Estado também foram tratadas no Ministério da Agricultura, pois Santa Catarina tem uma proposta de trazer o milho do Paraguai e da Argentina pela Rota d Milho, entrando no Estado por Dionísio Cerqueira. Com este corredor, o local receberia mais 150 caminhões todos os dias, condição que a estrutura atual não comporta.

O projeto consiste em usar o território paraguaio e argentino para abastecer a imensa cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura industrial catarinense. De acordo com Moreira, o milho que atualmente chega ao Estado vem do Centro-Oeste, ou seja, percorre um trecho de 2 mil quilômetros, o que encarece o produto que é essencial para o agronegócio catarinense.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito