Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moradores do Presidente Vargas recebem oitava edição do Fala Içara

Reunião realizada na noite de ontem contemplou também os bairros Demboski, Jardim Planalto e Loteamento Coan
Por Redação Içara - SC, 25/10/2019 - 13:49
Foto: Prefeitura de Içara
Foto: Prefeitura de Içara

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A noite de quinta-feira, 24, foi de intenso diálogo entre Governo, entidades da sociedade civil e os moradores do bairro Presidente Vargas, Demboski, Jardim Planalto e Loteamento Coan.  O Fala Içara, iniciativa criada e mobilizada pelo Governo de Içara, teve novamente, mais um encontro com uma participação comunitária forte.

No início do encontro, os presentes assistiram a um vídeo com todas as obras já realizadas pela Administração na comunidade, entre elas, destacam-se iniciativas voltadas para a infraestrutura educação e saúde. Somente em saúde, nos três bairros são realizados cerca de 70 mil atendimentos por ano, entre consultas e procedimentos médicos, com uma média de 5.600 atendimentos por mês. "Investiu-se ainda na construção da Unidade Básica de Saúde do Demboski, com consultório médico, odontológico, ginecológico, sala de procedimentos, e outros espaços, além da pavimentação da área externa", ressaltou a secretária de Saúde Jaqueline dos santos.

Desde 2013 já foram pavimentadas mais de 13,3 quilômetros de estradas nessa região, 42 quilômetros quadrados de calçadas e 14 quilômetros e meio em drenagem urbana. "Foram obras que melhoraram a mobilidade nos bairros, acabando com a poeira e os buracos, trazendo mais qualidade de vida para a população, criando um novo vetor de desenvolvimento para a região e para a cidade", enalteceu o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Além disso, outra obra de grande destaque para a região foi o complexo viário conectando o entorno do bairro com a Avenida Centenário, Rodovia SC-445 e Rua Diomício Freitas, com a construção de passagem de nível, facilitando a mobilidade de toda a região.

Demandas e esclarecimentos

A estudante Julia Maria Figueiredo, da escola Quintino Folharini Dajori, aproveitou o microfone aberto para relatar sobre a perturbação que ele os colegas do colégio tem enfrentado nos últimos dias, além de mencionar sobre problema do lixo e da coleta seletiva. "A coleta é sempre na terça, mas gostaríamos de saber se está passando em outro momento. Vimos também muito lixo no chão aqui no bairro. Já aqui na escola muitos motoqueiros têm feito manobras e causando muito barulho na hora da aula", relatou. "No dia da rota, exclusivamente na terça-feira, os moradores tem aderido muito bem à coleta, mas reforçamos que isso é questão de hábito. A coleta seletiva é um processo lento que demanda a participação de cada um, bem como conscientização de não jogarem lixo no chão", explicou Taynan Toretti, coordenadora de Educação Ambiental da Fundai.

Em relação à perturbação no colégio, relatada pela estudante, a Polícia Militar enfatizou que o órgão dispõe de uma viatura para rondas na comunidade. "A Polícia Militar tem o Rede Catarina, o Ronda Escolar e o terceiro programa que temos é a Rede de Vizinhos que inauguramos há pouco tempo aqui, inclusive. Temos um programa específico só para os colégios municipais e estaduais que é a Ronda Escolar, e conseguimos melhorar nosso trabalho com o apoio da prefeitura, recebendo mais uma viatura para esse tipo de policiamento. Vamos verificar o que está ocorrendo em relação a estas pessoas que estão praticando perturbação no colégio", respondeu o capitão Tiago Lemos, da Polícia Militar de Içara.

Sobre a paralisação da obra na Praça do bairro Presidente Vargas, uma das demandas da comunidade, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon esclareceu que a obra segue paralisada por conta de atraso nos repasses do Governo Federal.  "O contrato é de R$ 647 mil, com o Ministério da Cidadania. A praça está com 85% pronta. Deveria ter vindo para a conta da Caixa Econômica apenas R$ 123 mil. Veio só 20% do Governo Federal. A empresa só recebeu 20%, apesar de já ter feito 85% da obra. Estamos conversando com a Caixa, conversando com o Ministério, já tinha que estar resolvido. Dos deputados que vocês votaram, se puderem nos ajudar a cobrar. Quando tem autorização de início de obra via Caixa sabemos que é compromisso, é garantido que será realizada, mas esse atraso está trazendo vários prejuízos. A empresa está louca para trabalhar, mas estão com medo de o dinheiro não vir, vamos reforçar a mobilização junto ao Governo Federal", esclareceu o chefe do executivo.

Muitos moradores do bairro Presidente Vargas também sugeriram novas rotas para o ônibus. "É precário e inseguro a situação como está, termos que esperar na SC-445", ressaltaram alguns moradores. O diretor de Trânsito de Içara, Washington Pereira, enfatizou que a demanda solicitada já foi levada para a empresa que faz as rotas no Município, a Içarense.

"Eles estão recalculando o tempo e em breve nos darão um retorno. Em vez de passar pela SC-445, os ônibus entrariam e passariam na rua principal do bairro, saindo no anel viário/centenário", respondeu Pereira. Além disso, junto ao Tribunal de Contas, está tramitando o edital das novas linhas de ônibus intermunicipais, que contemplarão diversos bairros com várias opções de horários. "Já foi analisado pelo Tribunal de Contas e o edital agora está na procuradoria do Município para os encaminhamentos finais para a licitação", assegurou o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Júnior.

O médico da Unidade de Saúde do bairro Demboski Ederson Tavares também aproveitou o espaço para fazer uso da palavra e elogiar o amparo e os serviços realizados pela saúde dos munícipes.  "A realidade em outras cidades é muito diferente daqui, tenho colegas que atuam em municípios vizinhos em que nem um hemograma é pago pelo Governo. Içara está de parabéns. Estamos conseguindo manter um ótimo nível da saúde. Além disso, das vezes que eu necessitei do apoio como médico, da secretaria, da coordenação da atenção básica, sempre foi muito positivo. Temos total liberdade para desenvolver o que quisermos em prol do bem estar dos nossos munícipes. Tenho muito orgulho de trabalhar aqui, estamos muito a frente em relação aos outros municípios, e tenho certeza que conseguiremos coisas ainda melhores", enfatizou.

O projeto Fala Içara já passou pelas Regiões dos bairros Cristo Rei, Esplanada, Vila Nova, Aurora, Liri, Jardim Elizabete e Vila São José.

Tags: içara

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito