Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moradores de Araranguá precisam economizar água para evitar desabastecimento

Açude Belizoni, que alimenta 55% da cidade, está com turbidez muito alta devido às chuvas
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 27/06/2022 - 15:03 Atualizado em 27/06/2022 - 15:09
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Devido ao excesso de chuva dos últimos dias o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Araranguá, vem orientando a população a economizar e evitar risco de desabastecimento em algumas regiões da cidade. O açude Belizoni, responsável por abastecer a ETA III, apresentou mudanças nas características da água e por isso está operando apenas com 30% da capacidade. A Estação de Tratamento é responsável por abastecer cerca de 55% de todo o município.

“Nosso manancial principal, que é o açude Belizoni, está com uma turbidez muito alta, devido à entrada de impurezas. Por isso, estamos trabalhando com a capacidade bem reduzida para que possamos ainda oferecer uma água de qualidade para a população”, explica Mário Copetti, engenheiro químico do Samae.

Em decorrência da situação atípica, o engenheiro do Samae pede auxílio a população. “Sabemos que é um momento difícil, pois as pessoas precisam de água para fazer a limpeza das casas devido ao grande volume de chuva, mas pedimos que usem apenas o que for necessário e evitem assim, o desperdício”, acrescenta Copetti.

Segundo Mário Copetti, o açude Belizoni tem água de excelente qualidade, que não precisa ser submetida a processos como a decantação. O local vem sendo acompanhando diariamente por especialistas do Samae e a normalização do sistema pode acontecer ainda essa semana. 

“Nós fazemos testes todos os dias. A cada duas horas é feita a análise de cor, turbidez, PH, residual de cloro, enfim, estamos acompanhando constantemente. Acreditamos que durante essa semana a água já deva começar a melhorar. Abrimos o extravasor da água e vem baixando gradativamente e com isso a coloração em si tende a melhorar nos próximos dias. As regiões mais afetadas estão distantes aqui do centro da cidade, tipo Sanga da Areia e Bairro Santa Catarina”, finaliza Copetti. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito