Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mobilização por ampliação de leitos de UTI neonatal no HRA

Deputado Rodrigo Minotto solicitou à secretaria de Estado da Saúde o aumento de cinco novos leitos 
Por Redação Araranguá, SC, 29/06/2020 - 18:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No Extremo-Sul de Santa Catarina, assistência à vida e a saúde de centenas de bebês recém-nascidos está em pauta. De acordo com informações do Instituto Maria Schmitt Imas, entidade responsável pela gestão do Hospital Regional de Araranguá, com o aumento da demanda cresceu também a necessidade de implantação de novos leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs), que é específica para o acolhimento de crianças que nasceram antes de 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves ou que necessitam de observação. Atualmente o HRA possui cinco leitos que foram implantados em 2018. 

Uma reunião realizada na última quarta-feira, 24 de junho, na Secretaria de Estado da Saúde-SES, organizada por intermédio do deputado estadual Rodrigo Minotto solicitou a instalação de cinco novos leitos de UTI neonatal. Estiveram presentes no encontro, o diretor geral do HRA, Rafael Bonfada, o diretor técnico do HRA, Dr. Eduardo Ali, o parlamentar e o secretário da Saúde André Mota Ribeiro. 

“Os cinco leitos de uti neonatal implantados em 2018 ainda são insuficientes para a nossa região e até mesmo em nível estadual pois a procura pela alta complexidade é bem grande. Não é incomum precisarmos internar até sete pacientes mesmo o hospital disponibilizando apenas cinco vagas. Com a ampliação, poderemos manter a mesma equipe, médicos e estrutura física, por isso solicitamos esta habilitação, que representa para o estado um pequeno investimento, mas um ganho enorme para a população regional”, explicou Dr. Eduardo. 

O deputado Rodrigo Minotto explicou que recebeu a solicitação da direção do HRA e destacou a importância da pauta que avalia como urgente. “Sabemos da demanda, da urgência e necessidade. Há também por parte do Governo do Estado a intenção de aumentar, precisando cumprir alguns trâmites legais. Importante essa relação aberta com o Secretário André Motta Ribeiro e sua sensibilidade para resolver o problema", destacou o parlamentar. 

Na oportunidade foram debatidos outros temas relacionados ao HRA como a adequação dos alvarás concedidos recentemente à unidade hospitalar e a preocupação com a atual situação do novo Covid-19 no hospital e na região do Extremo-Sul Catarinense. 
O diretor do HRA avaliou como positiva a reunião. “O secretário André Mota sempre foi bastante sensível às nossas solicitações e conhece a nossa realidade regional, o processo já está em trâmite Regional de Saúde pela Comissão Intergestores Regional- CIR para encaminhamento para Comissão Intergestores Bipartite - CIB, portanto acreditamos que em breve teremos a reivindicação atendida”, pontuou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito