Praticamente todas as pessoas já sofreram com acnes durante a vida. É uma manifestação comum, preocupando alguns jovens ou adultos. Na maioria das vezes, o problema é cercado de mistérios, principalmente relacionados com a sua origem. Confira uma lista com mitos e verdades sobre acnes.
1. “Tenho acne pois não me alimento corretamente”: MITO
Evidências científicas identificam que elevado índice glicêmico e o leite, na maioria do tipo integral, quando consumidos em excesso podem agravar a situação. Mas para a maioria das pessoas, o surgimento de acne não está relacionado com a alimentação.
2. “Acne tem cura”: VERDADE
A acne tem tratamentos que variam de acordo com o grau de acometimento, localização e condições do paciente. Na maioria dos casos, os procedimentos envolvem limpeza de pele, e controle da oleosidade. Porém, cada paciente deve ser avaliado individualmente.
3. “Se os pais tiveram acne os filhos também terão”: MITO
A acne pode ter diversas origens, mas por fatores genéticos ainda não foram totalmente explicados. Mas, nos casos mais graves, a genética parece ser importante. Pode acontecer uma maior probabilidade de filhos de pais com acne grave também apresentarem o quadro em menor ou maior grau, mas isso não é uma regra.
4. “Se mexer pode piorar”: VERDADE
Cutucar os espremer as espinhas e cravos, sem o auxílio de um especialista, pode deixar manchas e cicatrizes na pele, difíceis de serem removidas.

5. “Não preciso tratar a acne pois é algo passageiro, com o tempo vai desaparecer”: MITO
A acne é uma dermatose crônica e o diagnóstico precoce ajuda a prevenir o aparecimento de cicatrizes e manchas. Por isso, é fundamental buscar orientação médica logo no início do quadro.
6. “Pessoas de todas as idades podem ter acne”: VERDADE
A acne acomete pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos, embora seja mais frequente em adolescentes.
7. “Esfoliar a pele sempre ajuda no cuidado da pele com acne”: MITO
A esfoliação pode ser realizada dependendo do caso, entre uma a duas vezes por semana, se a pele não estiver sensibilizada e houver a orientação do médico.
8. “Ter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental”: VERDADE
Para auxiliar no tratamento é muito importante ter uma rotina de cuidados com a pele. Lavar o rosto regularmente e remover a maquiagem são importantes.
9. “Pele com acne é sempre oleosa e não precisa de hidratação”: MITO
Oleosidade não é sinônimo de hidratação. Mesmo oleosa, a pele necessita de hidratantes, desde que não sejam “comedogênicos”, que provocam cravos.
10. “A limpeza de pele ajuda no cuidado das peles com acne”: VERDADE
Durante uma limpeza de pele, os cravos serão removidos, enquanto as espinhas não devem ser manipuladas no procedimento. Isso tudo realizado por um profissional capacitado.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!