Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ministério Público reforça urgência da construção de novo presídio em Araranguá

Em Florianópolis, procurador defende decisão de juíza que obriga ação do Estado
Por Renan Medeiros 20/03/2024 - 06:43
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O procurador de Justiça Carlos Alberto de Carvalho Rosa, do Ministério Público de Santa Catarina, defende a decisão da juíza corregedora do Presídio Regional de Araranguá, Livia Borges Zwetsch Beck, que havia obrigado o Governo do Estado a contratar uma empresa para a construção de uma nova unidade prisional. A liminar foi concedida pela magistrada em novembro de 2023.

A decisão da juíza, no entanto, foi derrubada em segunda instância nos últimos dias de 2023. Atendendo a um pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado (que representa o Estado judicialmente), o desembargador substituto Renato Luiz Carvalho Roberge suspendeu a ordem dada por Livia, também de forma provisória.

Ele registrou que a responsabilidade é do Executivo, não do Judiciário.

Situação crítica há mais de dez anos

O parecer do Ministério Público nesse mesmo processo, emitido após a decisão do desembargador, defende que a ordem da juíza seja mantida.

O procurador de Justiça Carlos Alberto de Carvalho Rosa avaliou que a magistrada de Araranguá “foi obrigada a interferir na competência da administração do sistema prisional catarinense, dada sua total inércia quanto a precariedade do Presídio Regional de Araranguá, que vem apresentando problemas sérios de estrutura e de capacidade desde 2013, quando manejado o primeiro pedido de interdição do local”, fundamentou.

O representante do Ministério Público anexou no parecer imagens da situação do presídio, que inclui fios elétricos expostos, varais que podem ser usados como armas e falta de água nas celas. O procurador avaliou que os problemas "vêm sendo ingorados pelo Estado".

Próximos passos

Agora, o processo está concluso novamente para decisão da Justiça em segundo grau. Se o recurso da Procuradoria Geral do Estado for negado, como quer o Ministério Público, a ordem da juíza volta a valer e o Governo do Estado será obrigado a dar início à construção de um novo presídio.

Do contrário, caberá à Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa resolver o problema a seu ritmo.

Em entrevista recente ao programa Adelor Lessa, o titular da pasta, Carlos Alves, informou que o presídio de Araranguá deve ser o primeiro a ser construído em Santa Catarina no governo de Jorginho Mello (PL).

Para a juíza Livia Borges Zwetsch Beck, corregedora do Presídio Regional de Araranguá, a situação atual da unidade favorece a atuação das facções criminosas, põe em risco a segurança dos policiais penais e pode trazer consequências graves para a sociedade.

A magistrada também concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, no começo de fevereiro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito