Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Maressa Costa: uma jornada de objetivos pela Europa

Formada em Educação Física, profissional migrou para o Marketing Digital enquanto viajava pelo mundo
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 12/08/2020 - 17:18 Atualizado em 12/08/2020 - 17:29
Foto: Vitor Netto / 4oito
Foto: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Apesar de ser formada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a araranguaense Maressa Costa trabalha já há alguns anos com Marketing e Carreira. A mudança da área de atuação é fruto de uma antiga vontade da catarinense de trabalhar com tecnologia, e surgiu em meio a uma jornada pela europa que já dura mais de 10 anos. 

Ir para fora do Brasil sempre foi o sonho de Maressa e, na primeira oportunidade que teve, após já estar formada, ela viajou. “Como tenho passaporte italiano, eu pensei: vou para a europa, onde sei que vou trabalhar e não serei imigrante ilegal”, contou Maressa, em entrevista ao programa Do Avesso desta quarta-feira, 12. 

Ela se formou em 2007, em um sábado e, já na segunda, aprontou as malas e embarcou no avião rumo à Lisboa, Portugal. Na terrinha, Maressa ficou nove meses e depois foi em busca de um outro país, que lhe oferecesse uma nova oportunidade para se estabelecer financeiramente. Após a ligação de uma amiga, o novo destino já foi definido: Barcelona, na Espanha.

“Eu só sabia falar ‘hola que tal’, não falava nada de espanhol. Cheguei em Barcelona, coloquei o meu currículo em uma academia, que é onde eu me sinto segura em trabalhar, e lá trabalhei. Mas eu sabia que Educação Física não daria muito dinheiro, então precisei me mover. Juntei dinheiro, paguei um MBA em Marketing de Educação Física e fiz uma pós em Marketing geral. Foi um período de transição muito grande, mas consegui devagarzinho entrar na área do Marketing Digital”, pontuou.

Em 2011, Maressa voltou para o Brasil, para morar em São Paulo - mas não se adaptou. Em pouco tempo ela já arrumou as malas novamente e foi parar na França, onde noivou e, ainda em 2013, acabou se separando e se mudando novamente - desta vez, para Londres, na Inglaterra.

Foi em Londres, onde sua vida profissional e pessoal começou a mudar por definitivo. “Eu não falava nada de inglês até então. Então trabalhei em PUB, cafeteria, juntei dinheiro de novo e paguei um curso de inglês para, então, voltar à academia. Eu queria atuar no Marketing, mas ainda não tinha o domínio na língua”, reforçou.

Na academia, em uma entrevista feita em espanhol, Maressa conseguiu um emprego em um cargo que só ficou sabendo qual era no dia do trabalho. “Achei que iria para a recepção, mas acabei sendo consultora de vendas, sem falar nada de inglês”, disse. Foi nessa academia em que ela encontrou seu atual marido, um sul africano, e já estão juntos há praticamente seis anos.

Da academia em Londres ela foi para uma empresa turca, ainda na Inglaterra, onde ficou responsável pelo e-mail marketing. Nisso, Maressa começou a aprender e desenvolver algumas práticas importantes de marketing e, em pouco tempo, abriu o seu próprio curso. Há dois anos, Maressa mantém o seu curso de marketing digital, e está “Ilhada” no Brasil, devido a pandemia, enquanto aguarda a possibilidade de retornar para Portugal - agora casada. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito