Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mandetta na Jornada da Unesc. Som Maior transmite

Ex-ministro da Saúde vai participar de videoconferência da Universidade na noite desta quinta-feira
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 21/05/2020 - 08:29 Atualizado em 21/05/2020 - 08:34
Carmen Zanotto e Luiz Henrique Mandetta participam de Jornada na Unesc nesta quinta, com transmissão da Som Maior / Divulgação
Carmen Zanotto e Luiz Henrique Mandetta participam de Jornada na Unesc nesta quinta, com transmissão da Som Maior / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Duas enfermeiras e um médico e ex-ministro na mesma mesa virtual. É o que oportunizará a Jornada Integrada da Saúde que a Unesc promove nesta semana e que terá, na noite desta quinta-feira, uma videoconferência com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A conversa será mediada pela reitora Luciane Ceretta e terá a participação, ainda, da deputada federal Carmen Zanotto. Carmen e Luciane são enfermeiras por formação, enquanto Mandetta é médico. A programação terá transmissão da Rádio Som Maior a partir das 20h.

Covid-19 é a pauta, tanto da Jornada quanto da conferência desta noite. "A pauta vai ser com foco na prevenção, como está cada região brasileira", destacou a deputada, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta quinta. "Em Santa Catarina o nosso desejo, de coração, é que pudéssemos atravessar o inverno com baixa taxa de ocupação dos leitos reservados para pacientes de Covid", referiu.

A deputada deu uma boa notícia. "Saiu mais uma portaria habilitando mais 125 leitos de UTI para Santa Catarina. Nosso agradecimento a todos os secretários municipais e diretores de hospitais filantrópicos e trabalhadores de saúde que estão colocando leitos à disposição para melhor acolher", revelou a parlamentar.

Confira também - Mandetta na Jornada Integrada da Saúde na Unesc

Uma grande preocupação, agora, é justamente a garantia de leitos em nível nacional para abrigar os pacientes, conforme as realidades de cada estado. "Precisamos garantir que o cidadão tenha tanto o seu leito de UTI necessário. Não podemos admitir pacientes em ambulância, como no Rio de Janeiro, mesmo com hospitais de campanha. São 500 pacientes aguardando vaga em enfermaria no Rio", enfatizou. "Ontem tivemos mais uma reunião da nossa comissão externa na Câmara, com o panorama geral do país, concluímos emendando com reunião sobre hospitais universitários. O nordeste, Paraná, Amazonas, Rondônia, Roraima está muito complicado. O Rio de Janeiro também. Depois, São Paulo, que ainda tem um pouco mais de margem para os internamentos dos pacientes, mas está indo com muita rapidez para as cidades do interior de São Paulo", relacionou.

Para Carmen, o sul ainda está com a situação sob controle. "Pelos desenhos epidemiológicos, nós de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul ainda estamos em uma situação que não é complexa, está sob controle, mas precisamos cuidar muito para não ter muita dificuldade em junho e julho, em função das baixas temperaturas que o sul do país passa a viver", finalizou.

Ouça a entrevista da deputada Carmen Zanotto no podcast:

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito