Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mandetta na Jornada Integrada da Saúde na Unesc

Ex-ministro vai participar da programação com uma palestra online na quinta-feira. Rádio Som Maior vai transmitir
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 19/05/2020 - 11:35 Atualizado em 19/05/2020 - 11:42
Ex-ministro Luiz Henrique Mandetta participa da Jornada da Unesc na quinta-feira. Palestra terá transmissão da Som Maior / Divulgação
Ex-ministro Luiz Henrique Mandetta participa da Jornada da Unesc na quinta-feira. Palestra terá transmissão da Som Maior / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os ouvintes da Rádio Som Maior terão a oportunidade de ouvir, na próxima quinta-feira, 21, a partir das 20h, a palestra magna da Jornada Integrada da Saúde, em sua quarta edição na Unesc. "A jornada tem como tema 'A Pandemia do Covid-19, uma questão de saúde pública'. Pela primeira vez ela está sendo desenvolvida no formato online. Isso fez com que a gente conseguisse ampliar bastante a abrangência, tanto em relação aos palestrantes e profissionais de saúde que participam, como também a participação da comunidade", comentou a pró-reitora acadêmica da Universidade, professora Indianara Reynaud Toreti.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que deixou o cargo há cerca de um mês, será o palestrante da quinta-feira. Ele participará da palestra que terá a mediação da reitora da Unesc, professora Luciane Ceretta, e com a participação da deputada federal Carmen Zanotto, que já foi secretária de Saúde em Santa Catarina.

"São mais de 30 palestras e mesas redondas que têm como pauta a Covid-19, desde a fisiopatologia, como o vírus se comporta, quais os tratamentos, como estão as pesquisas relacionadas e também questões da epidemia, impacto social e econômico, e aspectos relacionados à gestão de saúde dos diferentes setores", apontou a pró-reitora. "Uma semana inteira voltada ao Covid-19. Temos palestrantes do Brasil inteiro, pesquisadores da nossa Universidade e de outras e profissionais de saúde que estão na linha de frente", sublinhou.

Programação ampla

A programação da Jornada começou nesta segunda-feira, 18, e se estende até sexta-feira, 22. As discussões tratam, com destaque, sobre os desafios impostos aos profissionais da área da saúde neste momento. "A pandemia tem exigido de nós uma série de adaptações e transformações, e uma série de dificuldades. É um processo difícil para todos os segmentos, e também nos apresenta oportunidades", relatou Indianara. 

A Unesc antecipou recentemente, por orientação do Ministério da Saúde às instituições de ensino, a formatura de novos profissionais da área da saúde, como médicos e enfermeiros. "Com relação à formação de profissionais, essa geração que hoje está em formação tem uma oportunidade ímpar de aprender uma série de competências que só a pandemia oportuniza. A gestão da crise, o modo de lidar com uma doença que não tem tratamento, como a gente faz o levantamento de sintomatologia, acompanhamento. Ao mesmo tempo que a crise nos coloca sob intensa dificuldade, também nos traz oportunidades", comentou a pró-reitora.

Indianara lembra o quanto a Unesc tem se empenhado em pesquisar e oferecer informações sobre Covid-19 à população. "A Universidade tem trabalhado muito, colocado todo o seu staff, todas as dimensões acadêmicas à disposição da sociedade. Quando falamos em coronavírus, infelizmente temos muitas informações falsas, que não tem evidência científica. A Universidade colocando informações validadas, com fundamento científico, é cumprir o seu papel", reiterou. "Os profissionais de saúde estão sendo muito desafiados, e a pandemia faz isso", reforçou. "Estamos a partir da pandemia qualificando graduação, pesquisa e extensão pensando nos futuros profissionais", completou.

Clique aqui e confira a programação completa da Jornada, que conta também com transmissão da Unesc TV via Youtube. Abaixo, ouça a entrevista da pró-reitora à Rádio Som Maior:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito