Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mampituba está entre os melhores colocados em ranking nacional de clubes do CBC

Clube ficou em primeiro e segundo lugares no tênis de mesa e karatê, respectivamente, além do sétimo lugar geral
Por Redação Criciúma, SC, 24/03/2021 - 18:07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Sociedade Recreativa Mampituba está em primeiro lugar no Ranking de Clubes por Esporte na modalidade tênis de mesa e na segunda posição no ranqueamento do karatê. Trata-se de uma classificação nacional estabelecida pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Essa é uma das novidades do Relatório de Gestão 2020 do órgão e integra o chamado Plano Medalhas, o qual também estipula o Quadro Geral de Medalhas.

O objetivo é consolidar o processo de atuação e performance esportiva dos clubes integrados ao CBC. O Plano Medalhas é constituído a partir do sistema de Desempenho Esportivo, o qual considera a meritocracia esportiva como critério e apresenta os resultados sistematizados pelo Ranking de Clubes por Esporte e pelo Quadro Geral de Medalhas.

“O Mampituba está fazendo história na busca por inspirar pessoas para o esporte e formar campeões, como rege a visão do CBC. Destaque para o tênis de mesa e karatê, que conquistaram medalhas nos Jogos Pan-Americanos, o que elevou o clube no ranking do Comitê”, comenta o diretor de Formação de Atletas do Mampituba, Reginaldo Kanarek.

Inclusive, o Mampituba está em sétimo lugar no Quadro Geral de Medalhas, sendo o único clube de Santa Catarina entre os 34 primeiros colocados e um dos únicos da região Sul do país no Top 10. Ao todo, 166 clubes brasileiros entraram no ranqueamento do CBC. “Estar entre os sete clubes de melhor performance no ranking do Comitê nos deixa extremamente orgulhosos e determinados a buscar novas conquistas, ficamos numa posição de destaque entre os clubes esportivos mais tradicionais do Brasil”, destaca Kanarek.

Como funciona o ranqueamento do CBC

O Plano Medalhas foi desenvolvido a partir de um sistema no qual os resultados esportivos obtidos refletem a situação de performance e a atuação esportiva da rede de clubes integrados ao CBC ao longo do Ciclo Olímpico 2017-2020. Tais resultados levam em consideração as três primeiras colocações (ouro, prata e bronze) conquistadas em Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI) e competições nacionais e internacionais validados pelo CBC.

Para a composição do ranking atual foram considerados todos os resultados informados pelos clubes, analisados junto aos canais oficiais das respectivas entidades nacionais e internacionais e sistematizados somente os resultados confirmados e validados pelo Comitê. A soma das conquistas de cada clube gera um ranking organizado por esporte e demonstra a sua posição no âmbito dos clubes integrados ao CBC, o que reflete, na prática, o cenário do esporte nacional.

Já o Quadro Geral de Medalhas é a consequência final do somatório do ranqueamento por esporte. Sua lógica vem do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, cujas referências são as medalhas de ouro, prata e bronze. Portanto, quanto mais esportes o clube obtiver em primeiro lugar, mais medalhas de ouro ele terá e, assim, sucessivamente, com a prata e o bronze, o que possibilita uma melhor posição geral.

Juntos, o Ranking de Clubes por Esporte e o Quadro Geral de Medalhas classificam os clubes e traduzem a performance esportiva deles junto ao CBC. Isso refletirá em acréscimos e bônus em toda ação voltada aos eixos de formação de atletas e, em especial, nos Atos Convocatórios, o que representa, de forma concreta, o processo de meritocracia esportiva do CBC, valorizando os resultados conquistados.

“Neste ano, estamos iniciando mais um ciclo de quatro anos na parceria com o CBC, com o clube renovado através dos investimentos do convênio. Seguimos evoluindo os processos para melhor performar em cada esporte e engrandecer ainda mais a história de quase 100 anos do Mampituba. Devemos enaltecer todo o trabalho dos profissionais, dos atletas, o acompanhamento e suporte dos pais dos muitos atletas juvenis, assim como o apoio incondicional da diretoria do clube para chegarmos nessa conquista”, conclui Kanarek.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito