Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais três leitos de UTI para o Regional de Araranguá

Três novos leitos entraram no sistema estadual de regulação nesta quarta. HRA vinha com a UTI lotada
Por Denis Luciano Araranguá, SC, 20/05/2020 - 17:27 Atualizado em 20/05/2020 - 17:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há uma semana, o presidente do Instituto Maria Schmitt (IMAS), Ricardo Ghellere, confirmava que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá (HRA) estava com todos os seus dez leitos para pacientes de Covid-19 lotados. A lotação havia sido constatada na véspera, no dia 19. "É, estamos lotados. Se chegar um paciente precisando de leito, precisaremos deslocar, possivelmente para Criciúma", explicava, na ocasião.

Confira também - Covid-19: UTI lotada no Hospital Regional de Araranguá

A boa notícia para equacionar a dificuldade veio nesta quarta-feira, 20. Três novos leitos de UTI estão prontos para funcionamento no HRA. Respiradores e monitores foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em operação realizada na última sexta-feira, 15, que contou com apoio logístico do Samu e da Defesa Civil. "É uma grande conquista para a saúde da Amesc", comemorou Ghellere, mais aliviado com a novidade. O IMAS é o gestor do HRA por contrato com o Governo do Estado. Os três leitos já se encontram adicionados à Central de Regulação de Santa Catarina, o que é a oficialização do novo espaço no sistema para atendimento aos pacientes.

“Nossos esforços tem como principal foco garantir o aparelhamento das unidades e o atendimento da população em todas as nossas regiões”, pontuou o secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) está, conforme Motta, feito o levantamento diário dos números de leitos de UTI em todas as regiões. Conforme o boletim epidemiológico desta terça-feira, 19, o Estado está com 1.210 leitos SUS ativos, destes 92 estão ocupados por casos de Covid-19 e 606 (57,7%) por outras enfermidades. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado já ampliou mais de 40% da capacidade de leitos de UTI.

O caso do HRA

Depois da informação do presidente do IMAS, da falta de leitos na UTI a partir de segunda-feira da semana passada, veio um desmentido pelo secretário de Estado na sexta-feira, 15. "Acabam acontecendo divergências de informações", dizia Motta. No dia seguinte, Ghellere reforçava o problema

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito