Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: UTI lotada no Hospital Regional em Araranguá

Os dez leitos direcionados para pacientes com coronavírus estão ocupados. Alternativa passa a ser procurar lugar no São José, em Criciúma
Por Denis Luciano Araranguá, SC, 13/05/2020 - 16:43 Atualizado em 13/05/2020 - 19:32
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se aparecer hoje, no Hospital Regional de Araranguá (HRA), um paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19 precisando de um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não será possível interna-lo. "É, nossos leitos para Covid-19 estão todos lotados desde ontem", confirmou, na tarde desta quarta-feira, 13, o presidente do Instituto Maria Schmitt (IMAS), Ricardo Ghelere. "Temos dez leitos separados na UTI para pacientes de Covid-19, estão todos ocupados. Se chegar um paciente hoje precisando de leito, teremos que acionar o sistema que o enviará para o hospital mais próximo com leitos disponíveis, provavelmente o São José, em Criciúma", detalhou.

A expectativa no HRA é que mais quatro leitos de UTI para Covid-19 possam ser montados nos próximos dias. "Recebemos essa sinalização do Estado, de que vão nos enviar mais quatro kits de equipamentos para montar esses quatro leitos. O Estado prometeu agilizar isso para os próximos dias", reforçou Ghelere, que participou de uma reunião que tratou do assunto nesta quarta na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis. 

Outros seis leitos

A UTI do HRA conta, ainda, com mais seis leitos, disponíveis para atender outras enfermidades. "Desses seis, quatro estão livres e dois ocupados hoje, mas não podemos usar esses leitos para coronavírus", explicou o presidente do IMAS. 

Ricardo Ghelere, diretor do IMAS / Foto: Agora Sul / Divulgação

O HRA atende todos os 15 municípios da Amesc, e conta com pacientes de várias origens lutando contra a Covid-19. Dos dez pacientes internados na UTI, dois são casos confirmados de contaminação pelo coronavírus. "Os outros são suspeitos, temos alguns mais graves", observou Ghelere. Ele lembra que o IMAS, com recursos próprios, implantou mais seis leitos na UTI, somando aos dez que existiam originalmente, quando a gestão começou, alcançando os 16 atuais.

Hospital menos cheio

No atendimento cotidiano, o HRA recebe de dez a vinte pacientes por dia com suspeita de Covid-19. "Com sintomas, com problemas respiratórios, são pelo menos dez por dia sim", confirmou. De resto, a rotina do HRA sofreu um impacto, com a diminuição de pacientes. "O Pronto Socorro está atendendo a metade do que atendia, a ocupação geral gira em torno de 40% a 50% do que era antes", atestou. "A preocupação máxima é com os leitos de UTI mesmo", sublinhou.

Covid-19 na Amesc

A região de Araranguá já contabiliza seis mortes por Covid-19. Em Sombrio, já foram três óbitos. Houve ainda um em Araranguá, um em Balneário Arroio do Silva e um de paciente de Balneário Gaivota.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito