Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais do que gerar empregos, qualificar a mão de obra

Central de Empregos, inaugurada nesta terça, oferece diversos serviços para trabalhadores e empresas em Criciúma
Por Enio Biz Criciúma - SC, 01/03/2022 - 11:01 Atualizado em 01/03/2022 - 12:24
Foto: Ana de Mattia / Decom
Foto: Ana de Mattia / Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma tem, a partir de agora, mais uma aliada na geração de empregos. Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 1, a Central de Empregos. O local está instalado no Terminal Central e será utilizado tanto para trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho, quanto para empresas que estão recrutando funcionários. Além disso, cursos profissionalizantes também serão disponibilizados para qualificar a mão de obra.

"É mais uma oportunidade que está se abrindo em Criciúma. Desde meados de junho iniciamos o Balcão de Empregos, todos os meses na Praça Nereu Ramos, no entanto, vimos a necessidade de ter um local físico. Aqui, das 08h às 17h, teremos uma equipe que vai receber as pessoas que não tem acesso a internet", anunciou o secretário municipal de Assistência Social, Bruno Ferreira. 

Ele enfatizou que a Central de Empregos contará com um site. "Sim, disponibilizamos um site, que ficará na área de serviço no site da prefeitura. Naquele site, as empresas irão poder cadastrar vagas e os candidatos poderão cadastrar currículos. Porém, quem não tem acesso à internet poderá trazer o currículo na Central", referiu. "Inclusive ajudamos a confeccionar os currículos", completou.

Uma parceria com o Senac oferecerá cursos profissionalizantes. "Vamos disponibilizar cursos e workshops de como se portar numa entrevista de emprego, por exemplo. Outra ação, em uma sala ao lado, as empresas poderão fazer entrevista de emprego, seja remota ou presencial", detalhou o secretário. 

A Central de Empregos será administrada pela Secretaria de Assistência Social de Criciúma

Uma localização estratégica

Bruno Ferreira observou que a escolha do Terminal Central para abrigar o espaço foi estratégica. "Telões serão instalados nos três Terminais de Criciúma. Neles, serão colocados as vagas de emprego em aberto, para todos que passem pelos locais tenham acesso a informação", enfatizou.

Ouça, no podcast, a entrevista do secretário de Assistência Social:

Liderança em geração de empregos

O prefeito Clésio Salvaro lembrou que, em 2021, o Município liderou a geração de empregos com carteira assinada na região. "Foram 4.633 vagas acrescentadas no período", contabilizou. Para Salvaro, mais do que gerar empregos, o objetivo é qualificar o profissional. Essa é uma demanda reivindicada pelos empresários da cidade.

"É uma das cidades que mais emprega no território nacional. Nós temos a Casa do Empreendedor, que fica no Paço Municipal, como um grande instrumento para que as pessoas possam criar a sua empresa. Mas, não é só geração de empregos. São pessoas que chegam com CPF e saem com CNPJ. No ano passado, por exemplo, mais de 5 mil empresas foram criadas em Criciúma", lembrou. "Mas era preciso ter um local para que as pessoas que queiram uma oportunidade de emprego chegassem até aqui. Por isso, criamos a Central de Empregos que é o resultado de um trabalho que eu venho fazendo todos os dias", pontuou.

Salvaro reforçou que a ideia da Central de Empregos foi contruída a partir do diálogo com os setores produtivos da cidade. "Falta mão de obra, principalmente, mão de obra qualificada. Fizemos vários contatos, várias reuniões, com escolas de ensino profissionalizante para qualificar a mão de obra. Com a Central de Empregos, não tenho dúvida de que Criciúma dá um passo pra frente nessa questão para oportunizar mais emprego, mais renda, para a cidade. Não há programa social maior do que aquele que você dá oportunidade de emprego para alguém", destacou.

Foto: Enio Biz / 4oito

Confira no podcast a entrevista do prefeito Clésio Salvaro:

O primeiro atendimento

Paulo Palheta Monteiro é natural de Ananindeua, no Pará. Está morando em Criciúma há dois meses e desempregado há sete meses. Foi o primeiro a levar currículo na Central de Empregos.

"Estamos nos virando nos 30. Estou morando na casa do meu irmão, e é ele que está sustentando a barra. To querendo trabalhar. Mas, vai dar certo. Cheguei cedinho aqui e fui o primeiro a ser atendido. A pessoa que me atendeu foi muito prestativa. Atendimento perfeito", pontuou.

Paulo é auxiliar de cozinha, repositor de supermercado, fiscal de prevenção de perda, fiscal de loja e auxiliar de produção. "Deixei o currículo, juntamente com o meu contato, e falaram que iriam ter umas empresas parceiras. Logo em seguida, disseram que iriam verificar as vagas, depois entrarão em contato comigo para a entrevista de emprego. Provavelmente serei encaminhado para cursos de qualificação. Agora é aguardar", finalizou.

O paraense Paulo foi o primeiro a entregar currículo na Central de Empregos

Ouça, no podcast, a entrevista do primeiro atendido na Central de Empregos de Criciúma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito