Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lixo é retirado do rio Criciúma durante desassoreamento

Descarte irregular favorece a ocorrência de alagamentos
Por Redação Criciúma, 02/02/2024 - 15:20 Atualizado em 02/02/2024 - 15:25
Fotos: Tiago Silva/Prefeitura de Criciúma
Fotos: Tiago Silva/Prefeitura de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma quantidade significativa de lixo foi encontrada no rio Criciúma durante os trabalhos de desassoreamento no bairro Paraíso. Segundo a Prefeitura de Criciúma, a presença desses materiais no rio prejudica o escoamento da água e favorece a ocorrência de alagamentos.

“É fundamental que cada cidadão faça a sua parte e coloque o lixo em seu devido lugar. Pedimos a compreensão da população para o bem-estar de todos", pediu o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Desassoreamento intenfisicado

Aproveitando o período de sol, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana intensificou os trabalhos de desassoreamento na localidade. A limpeza está sendo feita com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, mais conhecida como "pescoçuda".

O procedimento ajuda a desobstruir a passagem da água, aumentar a vazão do rio e reduzir o risco de alagamentos nas comunidades criciumenses.

De acordo com o secretário da pasta, Tita Belloli, o desassoreamento consiste na limpeza do Rio Criciúma, retirando da água todos os resíduos e entulhos, sem alterar o leito original do rio em relação a largura e profundidade.

A ação é autorizada pela Defesa Civil de Criciúma. "Nos últimos meses, durante os períodos de chuva, o bairro Paraíso enfrentou problemas, quando o rio saiu fora da calha, atingindo algumas residências. Então, por isso, o desassoreamento é emergencial", explicou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

--

Colaboração: Eduarda Salazar

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito