Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lei de incentivos fiscais serve como auxílio às empresas de Criciúma

Seguindo alguns critérios, empresas podem ter 100% de isenção de algumas taxas e tributos por até cinco anos
Por Redação Criciúma, SC, 30/11/2020 - 12:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cumprindo o objetivo de fomentar ainda mais a economia, gerando empregos e crescimento do município, a Lei de Incentivos Fiscais de Criciúma oportuniza sete vantagens nos âmbitos fiscais e econômicos. A iniciativa é voltada para as empresas que desejam se estabelecer na cidade, ampliar o negócio ou ser reativadas. 

As empresas são avaliadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), de acordo com cinco aspectos: movimento econômico, geração de novos empregos diretos e indiretos, características da empresa, localização e sustentabilidade. 

Por meio de uma tabela, cada item gera uma pontuação, que somada varia entre 30 a 100 pontos, necessária para a concessão dos incentivos. “Industrias, por exemplo, que querem se instalar em locais mais afastados da área central, ganham mais pontos, pois contribuem para a descentralização das atividades”, comentou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco.

Com pouco mais de um ano da promulgação da lei, empresas de diferentes segmentos já foram beneficiadas. “A maioria dos empreendedores ainda não sabe que a lei existe, queremos mudar isso. Dependendo da pontuação pode ser concedida aos interessados, a isenção de algumas taxas e tributos por até cinco anos”, explicou o diretor.

As empresas podem ter isenção de 100% da taxa de Licença e Fiscalização de Estabelecimentos (TLFE), Taxa de Licença para Execução de Obras (TLEO) para as construções necessárias ao empreendimento e o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), independente dos pontos. Além da redução da alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para até 2%.

Confira demais benefícios que podem ser concedidos com a lei:

- Isenção de até 100% de dois até cinco anos, dependendo da pontuação atingida.
- Taxas de Serviços de Vigilância e Controle Sanitário (TSVCS).
- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
- Contribuição de Melhoria devido à valorização dos imóveis destinados à implantação ou ampliação do empreendimento econômico.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito