Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Laboratório móvel de análise de combustíveis estará em Criciúma nesta quarta-feira

Equipamento fará testes para verificar se os produtos estão de acordo com as normas da ANP
Por Redação Criciúma, SC, 08/01/2019 - 15:43
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um laboratório móvel de análise de combustíveis da distribuidora Royal FIC está percorrendo neste mês postos de combustíveis localizados em sete cidades de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (9), o laboratório estará em postos de Criciúma.

O principal objetivo do laboratório móvel é orientar os proprietários e funcionários dos postos a como fazer as análises dos combustíveis recebidos e atestar se estão de acordo com as normas e a legislação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Implementado em 2017, o LabFIC já realizou um total de 2.698 visitas em postos de gasolina de cidades localizadas nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

O veículo é equipado com kits conforme normas da ANP, como provetas, termômetros ecológicos, densímetros para todos os tipos de combustíveis, aparelho digital (Fotômetro Analisador de Combustível), kit colorimétrico para detecção de metanol em etanol combustível, além de notebook, impressora, TV 32 polegadas, bancadas e pia de inox. Todas as análises dos combustíveis são realizadas de acordo com a Resolução da ANP n. 9, de 7 de março de 2007.

O monitor técnico de Qualidade, Sidnei Alberto Polisel Junior, explica que “o LabFIC é uma ferramenta criada com o objetivo de oferecer suporte aos postos bandeira branca, que envolve treinamento e capacitação para toda a equipe dos estabelecimentos sobre as melhores práticas de comercialização de produtos, incluindo métodos de excelência no recebimento, no manuseio e na armazenagem de combustíveis, além de oferecer apoio técnico relacionado aos procedimentos de análises de combustíveis e às normas e legislações da ANP”.

Além do suporte oferecido aos postos, a equipe também ministra palestras educacionais. Além de Criciúma, o laboratório móvel passará por mais seis cidades de Santa Catarina: Imbituba, Witmarsum, Timbó, Pomerode, Penha e Joinville.