Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Kart elétrico da Satc entra na pista do Beto Carrero neste sábado

Veículo do Projeto Núcleo de Mobilidade será apresentado e entrará na pista na 2ª etapa da Copa Beto Carrero
Por Redação Criciúma, SC, 21/04/2023 - 18:11
Foto: Divulgação / Satc
Foto: Divulgação / Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criado em 2021, o Projeto Núcleo de Mobilidade Inowattis da Satc, foi refeito em 2022 e desde então está finalizado. O kart é 100% elétrico, possui uma eficiência muito melhor do que um a combustão, tem aceleração mais rápida e quase não produz ruído. Neste sábado (22), o veículo será testado e apresentado no kartódromo do parque do Beto Carrero, durante a 2ª etapa da Copa Beto Carrero. 

"Estamos com uma expectativa muito grande quanto a apresentação. Teremos alguns pilotos testando o nosso kart na pista em voltas de apresentação. A intenção é leva-lo para outras competições ao longo do ano", conta o professor Clauber Marques, coordenador dos projetos do Núcleo Inowattis da Satc.  

No evento, além de professores e coordenadores, os acadêmicos que fazem parte do projeto também estão presentes. Uma experiência prática e uma grande oportunidade de mostrar o que é feito em sala de aula.  

"O nosso veículo é equiparável a um kart a combustão. Em retomada de curva o elétrico é mais rápido. Porém em final é semelhante com uns 65 a 70 km/h", relata o acadêmico de Engenharia mecatrônica, Vinicius Pereira Acordi.   

O inversor de frequência é o responsável por fazer o controle do motor, nele é colocado as especificações, os parâmetros e o tempo que leva para chegar na velocidade máxima. Em um modo mais fácil é como se fosse a injeção de um carro que manda, mais ou menos, o combustível e no kart manda a eletricidade.    

O chassi vem de um patrocinador, que é competitivo modelado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). Também possui um botão de emergência que desliga tudo caso aconteça um problema e contém ré, o que normalmente nos karts não têm.    

"Não existe campeonato de kart elétrico no Brasil. Mas, na competição o que muda de um veículo para o outro não vai ser a potência, mas sim a configuração, a calibragem que colocar no pneu e várias outras coisas para se sobressair do outro" frisa Acordi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito