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Kart elétrico da Satc entra na pista do Beto Carrero neste sábado

Veículo do Projeto Núcleo de Mobilidade será apresentado e entrará na pista na 2ª etapa da Copa Beto Carrero
Por Redação Criciúma, SC, 21/04/2023 - 18:11
Foto: Divulgação / Satc
Foto: Divulgação / Satc

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Criado em 2021, o Projeto Núcleo de Mobilidade Inowattis da Satc, foi refeito em 2022 e desde então está finalizado. O kart é 100% elétrico, possui uma eficiência muito melhor do que um a combustão, tem aceleração mais rápida e quase não produz ruído. Neste sábado (22), o veículo será testado e apresentado no kartódromo do parque do Beto Carrero, durante a 2ª etapa da Copa Beto Carrero. 

"Estamos com uma expectativa muito grande quanto a apresentação. Teremos alguns pilotos testando o nosso kart na pista em voltas de apresentação. A intenção é leva-lo para outras competições ao longo do ano", conta o professor Clauber Marques, coordenador dos projetos do Núcleo Inowattis da Satc.  

No evento, além de professores e coordenadores, os acadêmicos que fazem parte do projeto também estão presentes. Uma experiência prática e uma grande oportunidade de mostrar o que é feito em sala de aula.  

"O nosso veículo é equiparável a um kart a combustão. Em retomada de curva o elétrico é mais rápido. Porém em final é semelhante com uns 65 a 70 km/h", relata o acadêmico de Engenharia mecatrônica, Vinicius Pereira Acordi.   

O inversor de frequência é o responsável por fazer o controle do motor, nele é colocado as especificações, os parâmetros e o tempo que leva para chegar na velocidade máxima. Em um modo mais fácil é como se fosse a injeção de um carro que manda, mais ou menos, o combustível e no kart manda a eletricidade.    

O chassi vem de um patrocinador, que é competitivo modelado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). Também possui um botão de emergência que desliga tudo caso aconteça um problema e contém ré, o que normalmente nos karts não têm.    

"Não existe campeonato de kart elétrico no Brasil. Mas, na competição o que muda de um veículo para o outro não vai ser a potência, mas sim a configuração, a calibragem que colocar no pneu e várias outras coisas para se sobressair do outro" frisa Acordi.

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