Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Justiça suspende decreto que desobrigava vacina para matrículas escolares em Criciúma

Juiz determinou que imunização contra a Covid-19 seja exigida
Por Renan Medeiros 06/02/2024 - 16:17 Atualizado em 06/02/2024 - 16:41
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Arquivo
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O juiz Evandro Volmar Rizzo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma, suspendeu o decreto assinado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD) que desobrigava a vacinação contra a Covid-19 para matrícula e rematrícula escolar. A decisão é liminar (provisória). Cabe recurso.

A ação popular foi ajuizada pelo psicólogo e servidor público Júlio Cesar Silvano Bittencourt, que foi candidato a deputado estadual pelo PT em 2022. A liminar foi publicada por volta das 15h desta terça-feira (6). O prefeito e o Município ainda não foram ouvidos no processo. O juiz determinou a intimação das partes para o cumprimento da decisão e do Ministério Público para que este emita um parecer.

Baseando-se em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e na inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações, o juiz afirmou que o decreto violava diretrizes federais e jurisprudência do Supremo, representando risco à saúde pública.

"O perigo de dano e risco ao resultado útil do processo decorrem do próprio contexto da pandemia da Covid-19 e do fundado receio de contaminação que o vírus oferece à população, inclusive crianças e adolescentes, a justificar a observância de protocolos seguros e a adoção de medidas sanitárias mais restritivas para prevenção e contenção da sua disseminação", registrou o magistrado.

A liminar determina a observância do esquema vacinal completo, sob pena de multa de R$ 1 mil.

Leia também:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito