Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Inteligência de dados aliada à educação

Matrículas, unidades de ensino, distorção idade-série, infrequência e desempenho escolar na ponta dos dedos
Redação
Por Redação Florianópolis, SC, 28/06/2019 - 14:15Atualizado em 28/06/2019 - 14:33
Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni / Foto: Osvaldo Nocetti / SED
Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni / Foto: Osvaldo Nocetti / SED

Um sistema online que concentra os dados da rede de ensino de Santa Catarina é o mais novo aliado da Secretaria de Estado da Educação (SED) no suporte à gestão e à tomada de decisões. Por trás da tela inicial do sistema de inteligência de dados, que informa sobre matrículas, unidades de ensino, distorção idade-série, infrequência e desempenho escolar, estão mais de 10 milhões de registros processados a partir do uso de Big Data, tecnologia de processamento de grandes volumes de dados.

A equipe interna da SED, que desenvolveu o sistema em uma plataforma para visualização de gráficos, tabelas e mapas de calor, dividiu os dados apresentados em três blocos. Parte das atualizações do sistema é mensal, como os dados de frequência dos alunos; parte trimestral, o que compreende os ciclos de avaliação escolar, e parte anual, acompanhando a divulgação da posição das escolas catarinenses em pesquisas e relatórios no âmbito nacional.

O Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni considera que o uso do sistema desenvolvido por especialistas dentro da pasta eleva Santa Catarina a um patamar diferenciado em gestão da Educação. “O que não podemos medir, também não conseguimos controlar. Por isso o sistema de inteligência de dados da Educação nos dá segurança para o planejamento estratégico e nos ajuda a lidar com grandes preocupações. O sistema nos dá um nível de informação que vai da rede completa até a unidade escolar.”

É possível pesquisar o universo da rede escolar, mas também filtrar as buscas por regional, município, cidade e unidade escolar. Em alguns indicadores, como as notas em disciplinas e áreas do conhecimento, é possível verificar também turno e o período escolar em que os dados se apresentam.