Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Içara: IPTU 2020 terá desconto de 5% para pagamento em cota única

Metade da arrecadação será repassada por meio de convênio com Hospital São Donato
Redação
Por Redação Içara - SC, 03/12/2019 - 13:24Atualizado em 03/12/2019 - 13:26
Foto: Divulgação / Prefeitura de Içara
Foto: Divulgação / Prefeitura de Içara

Em 2020, o contribuinte que optar fazer o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única terá desconto de 5%. Para garantir essa redução o valor deve ser pago até o dia 17 de janeiro. Outros 5% serão ofertados a contribuintes em dia com o município. A contribuição municipal poderá ainda ser feita de forma parcelada, nesse caso em cinco vezes. Um convênio firmado com o Hospital São Donato permite o repasse de metade da arrecadação a unidade hospitalar.

O secretário de Fazenda de Içara, Eduardo Rocha Souza, acredita que a população tem se conscientizado da importância do IPTU para as ações que tem contrapartida do município e destaca a redução de inadimplência. "O lançamento deve atingir aproximadamente R$ 9,5 milhões, desse valor nossa expectativa de arrecadação é em torno de R$ 7 milhões, o que representa uma inadimplência menor do que anos anteriores", afirmou.

O chefe do setor de Arrecadação do município, Marcelo Rossi de Jesus, ressalta que o IPTU de 2020 não terá reajuste. "Na verdade o que ocorre é uma correção em função da inflação acumulada em 2019, que foi de 2,55%" destacou.

Quem optar pelo pagamento parcelado deve se atentar para as datas de vencimento. A primeira parcela deve ser paga até o dia 17 de janeiro. Na sequência os prazos de pagamento são 14 de fevereiro, 13 de março, 17 de abril e 15 de maio. Os boletos estarão disponíveis no site da prefeitura a partir do dia 1 de janeiro ou no Paço Municipal a partir do dia 2. Para facilitar a retirada do boleto, o Governo de Içara disponibilizará também nas unidades de saúde dos bairros Presidente Vargas, Jardim Elizabete, Boa Vista, Liri, Vila Nova e Esplanada.

Reforço para o hospital

Rocha informa que o percentual de inadimplência atual é de aproximadamente 20%, o que comparado há dois anos, que estava em 30%, é uma queda significativa. "O valor tem servido também de base para a sustentação para o convênio com o Hospital São Donato e o hospital ter atingido a posição que tem hoje, acreditamos que os içarenses entenderam a importância do pagamento do imposto", finalizou.

Falta pouco para esse repasse ser transformado em Lei. Em novembro, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon enviou um Projeto que torna a medida Lei Municipal, com validade de dez anos. O Projeto segue em tramitação na Câmara Municipal de Vereadores. "Nós estamos assumindo esse compromisso para que com isso o Hospital consiga fazer uma projeção ao longo prazo e ter a segurança de que irá receber os recursos ao longo de dez anos com está previsto", colocou o prefeito na época.

Tags: içara