Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hospital São José suspende visitas e cirurgias eletivas

A partir desta quarta, com abertura do Centro de Triagem do coronavírus pela prefeitura, Pronto Socorro só atende com encaminhamentos
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 17/03/2020 - 14:57 Atualizado em 17/03/2020 - 15:00
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O avanço da pandemia de coronavírus faz o Hospital São José (HSJ) tomar novas providências. Foi anunciada a suspensão das visitas a pacientes a partir desta quarta-feira, 18. Pacientes com síndrome gripal só poderão contar com um acompanhante caso sejam crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais. Houve, ainda, a suspensão de cirurgias eletivas e agendamentos de consultas ambulatoriais eletivas. Confira mais detalhes em boletim divulgado nesta terça-feira, 17, pelo HSJ:

O Hospital São José, vem a público esclarecer as novas medidas adotadas na instituição, visando garantir a segurança do atendimento aos pacientes que necessitem deste serviço bem como, pacientes em atendimento e equipe assistencial.

 

As decisões foram tomadas após ampla discussão interna do Comitê Institucional. O comitê possui a participação da direção, médicos, gerentes e coordenadores, com objetivo de avaliar diariamente o contexto da pandemia do Coronavírus – Covid-19.

 

Informações relacionadas ao Paciente:

 

O Município de Criciúma contará com estrutura especializada para o atendimento de pacientes com Síndrome Gripal, um centro de Triagem, localizado no Antigo Posto de Saúde Central de Criciúma (ao lado do HSJosé);
Entre as medidas relacionadas à diminuição da transmissibilidade do Coronavírus, uma das medidas eficazes é minimizar o fluxo e aglomeração de pessoas;
No contexto da infecção por Coronavírus, há a necessidade de serviços especializados ao paciente com maior gravidade;
A estrutura de atendimento do paciente por meio do Sistema Único de Saúde- SUS no município de Criciúma, é composta pelas Unidades Básicas de Saúde, UPA 24h e 24h do bairro Boa Vista, serviços estes, porta de entrada para pacientes do SUS;

 

Devido as mudanças de atendimento no fluxo de triagem do Hospital fica determinado que:

A partir do início das atividades do Centro de Triagem, o atendimento no Pronto Socorro (SUS) do Hospital São José, se dará apenas de forma REFERENCIADA, sendo que os atendimentos somente ocorrerão por encaminhamento MÉDICO das unidades acima elencadas, ou via SAMU e Corpo de Bombeiros;

 

b) Acompanhantes dos Pacientes Internados:

- Pacientes com Síndrome Gripal: NÃO PODERÃO TER ACOMPANHANTES, exceto condições específicas em lei (crianças, idosos e portadores de necessidades especiais);
- Pacientes com demais quadros de saúde (não sendo síndrome gripal): poderão ter apenas um acompanhante, desde que seja uma pessoa com idade entre 18 e 60 anos, sem doenças crônicas ou agudas.

c) Acompanhantes – pacientes externos (Pronto Socorro/Pronto Atendimento, Quimioterapia/Radioterapia, Hemodiálise, Centro de Diagnóstico por Imagem, Endoscopia/Colonoscopia e Métodos gráficos):

- A partir de 18/03/2020 está PROIBIDA a permanência de Acompanhantes durante a continuidade dos pacientes nestes setores;

d) Visitas Hospitalares:

- Estão SUSPENSAS TODAS AS VISITAS À PACIENTES INTERNADOS NO HSJOSÉ a partir de 18/03/2020, havendo apenas a modalidade de acompanhantes.
- Pacientes em UTI: No primeiro dia de internação na UTI, a família deverá definir um único familiar que fará a visita uma vez por dia e receberá o boletim médico.

e) Atendimento ambulatorial:

- Estão SUSPENSOS os agendamentos de consultas ambulatoriais eletivas a partir de 18/03/2020, com exceção da UNACON (unidade de atendimento oncológico);
- As consultas de rotina para seguimento oncológico, cujo cancelamento não terá interferência em seu seguimento clínico, poderão ser canceladas pelo médico assistente e este, irá planejar a data para nova consulta.
- Para pacientes com consultas/retornos ambulatoriais já agendados, o médico assistente fará avaliação do prontuário do paciente, e irá determinar o plano terapêutico de seguimento, definindo a manutenção ou não do atendimento. Os pacientes serão comunicados quanto a este seguimento.

- Cirurgias ELETIVAS: Estão SUSPENSAS as marcações de CIRURGIAS ELETIVAS, com exceção das cirurgias oncológicas. As cirurgias já agendadas serão avaliadas caso a caso pelo Médico Assistente.
- QUIMIOTERAPIA/RADIOTERAPIA e HEMODIÁLISE: Estão MANTIDOS os atendimentos normalmente. Foram reforçadas todas as orientações necessárias aos pacientes e funcionários, visando garantir a segurança do atendimento.

 

Reforçamos que TODOS os eventos, reuniões, visitas, estágios, trabalhos voluntários, treinamentos e missas, estão suspensos.

 

O HSJosé está preparado para atender os casos suspeitos e com plano de contingência elaborado, bem como em constante atualização com os órgãos de saúde, acompanhando os dados epidemiológicos e seguindo as diversas recomendações oficiais. Estas orientações poderão sofrer mudanças a qualquer momento conforme a evolução da Pandemia e necessidades da entidade, cabendo ao Comitê Institucional do Coronavírus no HSJosé, o acompanhamento e direcionamento de novas ações.

 

Aproveitamos para reforçar a importância das medidas de prevenção:
- Mantenha distância de pessoas doentes;
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço de papel. Na falta de papel, use o antebraço, nunca as mãos;
- Evite lugares aglomerados e/ou fechados;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal;
- Evite visitas quando alguém estiver doente;
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou higienize com álcool 70%, sempre que possível. A higiene das mãos é fundamental para evitar problemas de saúde.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito