Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hospital do Rio Maina já atua com três leitos de semi intensiva para Covid-19

Unidade está servindo como retaguarda para internação de pacientes com quadros não tão graves
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 08/12/2020 - 08:26 Atualizado em 08/12/2020 - 08:27
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Devido ao aumento de casos e internações em decorrência do novo coronavírus em todo o estado, e a lotação nos principais hospitais da região, o Hospital do Rio Maina começou a receber pacientes positivados com quadros estáveis. A unidade, inclusive, já conta com três leitos de semi-intensiva para pacientes que aguardam a liberação de leitos de UTI.

De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, o município sempre trabalhou com a intenção de estar a disposição do estado para atuar como um hospital de retaguarda, quando os demais não estivessem mais em condições de acolher internações.

“Temos oxigênio em todos os quartos, além da parte de nutrição e os leitos semi intensivos, para aquele paciente que está se agravando e, se não tiver o leito de UTI imediato, é feito todo o procedimento de entubação para estabilizar. Temos lá três leitos de semi intensiva para atender aquela demanda, com possibilidade de chegar a 10”, disse Acélio.

O secretário reforça ainda que também é possível, devido ao espaço físico do hospital, de instalar 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A questão é que, para isso, seria necessário a disposição de profissionais intensivistas por 24h, competência que fica a cargo do Estado. 

Movimento no Centro de Triagem 

O movimento do Centro de Triagem da região central chegou a diminuir no fim de semana mas, ainda nesta segunda-feira, a quantidade de atendimentos voltou a alta normalidade. “Baixou de 190 para 100, 112. Mas ontem já subiu novamente para 189”, reforçou o secretário Acélio.

De 180 atendimentos, segundo Acélio, houveram quatro encaminhamentos para internações. A movimentação nos centros de triagem, como na UPA e Boa Vista, costuma aumentar no início da semana, quando muitas pessoas procuram os locais ainda sem sintomas.

“Muitas pessoas ainda procuram aquele local para tentar um atestado médico. Tentar verificar aquilo que sentiu no fim de semana. As pessoas procuram esses locais imaginando que, indo ali, farão os testes, mesmo sem sintomas”, disse.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito