Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hemerson Maria integra jovens da base no treino entre os profissionais

Técnico tem histórico de trabalho nas categorias inferiores já deu chance a sete atletas do sub-20 do Tigre
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 10/02/2021 - 17:06 Atualizado em 10/02/2021 - 17:07
Hemerson Maria em treino na última terça-feira (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Hemerson Maria em treino na última terça-feira (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em um grupo enxuto, previsto para ter 26 jogadores, o Tigre conta com oito atletas revelados no próprio clube - o último a ser confirmado foi o volante Eduardo, de 24 anos, há sete temporadas no time profissional. Nesta pré-temporada, além dos jovens que já integram o elenco profissional, o técnico Hemerson Maria tem dado chances a jogadores do elenco sub-20 em trabalhos no Centro de Treinamento Antenor Angeloni.

De acordo com o diretor da base do Tigre, Wilson Vaterkemper, o Wilsão, ao menos sete jogadores das categorias inferiores já participaram de atividade entre os profissionais comandada pela comissão técnica de Hemerson Maria. 

Nesta semana, o sub-20 do Tigre foi apresentado, com 33 jogadores - sendo oito posteriormente direcionados ao sub-17. O treino dos jovens entre os profissionais é uma forma de integração entre a base e a categoria principal, além de servir para avaliação do potencial dos atletas.

"O convívio base e profissional está muito grudado, todos os dias conversamos e a transição é muito bem feita. O Hemerson trabalha muito com a base, hoje sete meninos tiveram oportunidade de treinar com ele. Sabemos e temos a consciência de que é muito trabalho pela frente, aos poucos vamos melhorando o nosso nível técnico", disse Wilsão à reportagem.

Hemerson Maria tem mais de 20 anos de carreira como treinador e a maioria desse tempo foi na base, em clubes como Figueirense e Avaí - a primeira chance como técnico de uma equipe profissional foi em 2012. Ele tem no currículo a formação de jogadores que atuaram, posteriormente, na Seleção Brasileira, como André Santos e Filipe Luís, laterais, e Roberto Firmino, atacante.

Durante uma entrevista enquanto treinador do Brasil de Pelotas no ano passado, Hemerson Maria falou sobre essa adaptação dos jovens atletas até conseguirem engrenar no futebol profissional. 

"Sou um treinador cuja formação é da base. O Filipe (Luís) quando começou a jogar no Figueirense, não foi de cara titular, foi amadurecendo, assim como André Santos e Roberto Firmino. Os meninos têm que ser lançados com tranquilidade, a partir do momento em que começar a se afirmar, aí sim podem ser efetivados", declarou o técnico.

Dentro do departamento de base do Tigre, em trabalho alinhado à diretoria de futebol e comissão técnica do profissional, o entendimento é o mesmo: Hemerson Maria é um técnico que sabe aproveitar a base e a adaptação deve ser feita com tranquilidade.

"O Hemerson Maria gosta de trabalhar com base. Tenho certeza que atletas jovens vão aparecer e ter a chance no profissional. A base não é para resolver, mas uma complementação e em cima disso aparece o jogador", avaliou o coordenador das categorias de base do Tigre, Sérgio Lopes.

Dos 21 jogadores do elenco profissional do Tigre para a temporada, oito são oriundos da categoria de base. O mais jovem é Eliel, volante de 17 anos. Já com rodagem no elenco profissional, além de Eduardo, titular nas últimas três temporadas, estão os atacantes João Carlos e Eduardo Melo, bastante utilizados no ano passado.

As novidades para a temporada, além de Eliel, são os goleiros Diego e Murilo, e os volantes Léo e Rullian. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito