Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Grupo francês apresenta cine-concerto de graça em Criciúma neste sábado

Espetáculo é livre para todas as idades 

Redação Criciúma, SC, 14/06/2024 - 10:40 Atualizado em 14/06/2024 - 12:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Espetáculo de cine-concerto "Lumina" traz curtas-metragens de animação musicados ao vivo, para adultos e crianças. Apresentações integram a Tournée AF, projeto da Aliança Francesa da Capital 

O coletivo francês Les Barbarins Fourchus se apresenta pela primeira vez em Criciúma neste sábado (13) e leva para o Teatro Elias Angeloni o espetáculo Lumina. Trata-se de um cine-concerto, projeto que une música ao vivo e cinema mudo e é indicado para crianças e adultos. O show está marcado para às 16h e é gratuito. Os ingressos podem ser reservados pelo site Minha Entrada. 

A montagem integra a programação da Tournée AF da Aliança Francesa da Capital, que levará para quatro cidades - Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville -  oito atrações diferentes até o fim do ano, todas gratuitas e com audiodescrição ao vivo. Em junho, a cia francesa já passou por Joinville e Blumenau e agora estreia no Sul do Estado. No domingo, o espetáculo será apresentado na Capital.

Em SC, os artistas Touma Guittet e Richard Pesenti, do coletivo Les Barbarins Fourchus, apresentam o seu mais novo trabalho. No cine-concerto Lumina, são exibidos curtas-metragens de animação, principalmente do leste europeu. Com delicadeza e poesia, musicam essas obras inspiradas em mitos e contos tradicionais para nos transportar numa viagem visual e musical em torno do tema da luz e das suas diferentes interpretações. Um evento mágico para as crianças e também adultos.

Histórias com som e luz

Lumina combina curtas-metragens de animação e som ao vivo de dois artistas para criar uma trilha sonora contemporânea em uma viagem visual única. Todas as histórias têm em comum o fato de explorarem o tema da luz por meio de ideias de claro-escuro ou de evocação simbólica e filosófica da luz. 

Nesta profusão de interpretações que a luz nos evoca, desde as mais ancestrais (o fogo de Prometeu, a caverna de Platão) às mais recentes (as salas escuras do cinema), os artistas apresentam uma obra universal para todos os públicos. 

Iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis (AFF), a Tournée AF tem o propósito de proporcionar o intercâmbio entre artistas do Brasil e da França, além de seguir contribuindo para o fomento da cena cultural catarinense.

A Tournée AF - Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF - Première Édition conta com o incentivo da Celesc.

---

Colaboração: Carol Macário

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito