Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Greve: Bloqueio continua e supermercados recebem apenas produtos rurais

Com nove dias de greve, fornecimento de gás passa ser uma das maiores preocupações
Por Redação Criciúma - SC, 29/05/2018 - 15:55 Atualizado em 29/05/2018 - 16:02
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A paralisação dos caminhoneiros gera grandes problemas no abastecimento dos supermercados, que contam basicamente com produtos rurais que chegam diretamente dos produtores. A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) monitora a situação e fez um levantamento informando sobre os produtos que estão em falta, limitações nas vendas e preocupações.

“Continua tudo bloqueado. As únicas coisas que chegam são fornecidas por produtores rurais, em locais próximos aos supermercados, onde não há barreiras de contenção. A situação é muito complicada”, afirmou o vice-presidente da Acats, Nazareno Dorneles Alves.

Estoques para próximas 48 horas
A situação para as próximas 48h está variando bastante, existem empresas que reportaram bons estoques principalmente de mercearia seca que tem prazo de validade maior (açúcar, farinhas e cereais em geral, feijão e categorias de matinais) enquanto outros dizem que terão desabastecimento (ruptura) em alguns destes itens nas próximas 48 horas.

O que também começa a entrar na fase final de estoque são as linhas de materiais de limpeza de maior demanda, como lava-roupas e desinfetantes e principalmente papel higiênico, já com restrição de variedade de tipos e marcas. Outras categorias citadas com possíveis quebras a partir de 48h são massas secas e óleo de cozinha/azeites.

Maiores problemas:
Depois do começo do bloqueio, os maiores problemas continuam ocorrendo no segmento de frutas, legumes e verduras (FLV), leite UHT, derivados do leite em geral e demais itens perecíveis lácteos. Também estão sendo mais citadas as categorias de frios e laticínios, pães embalados e carnes in natura em geral. Na categoria de FLV os maiores problemas estão em itens de largo consumo: Laranja, maçã, tomate, batata e cenoura.

Produtos mais perto de esgotar nas prateleiras e gôndolas:
Algumas categorias de produtos como iogurtes e leites ainda podem ser encontrados, mas com restrição de variedade e que é cada vez maior já que não existe reposição. As carnes resfriadas e congeladas também começam a ficar com escolhas mais restritas. A carne suína, por exemplo, somente tem as versões congeladas na maioria das regiões.

Limitação de venda por cliente:
Esta condição existe em várias regiões, mas não é unanimidade. Os itens mais visados são leite, água e cereais. Há empresas que estão limitando todos os itens que compõe a cesta básica. Uma rede de grande porte está limitando as compras ao máximo de três unidades por item.

Maior preocupação: gás
A grande maioria das empresas e redes manifestou preocupação com efeitos da falta de fornecimento de gás, que movimenta os setores de confeitaria e padaria em praticamente todas as lojas. Existem muitas lojas com setores que disponibilizam comidas prontas entre refeições e lanches (rotisseries/restaurantes e cafés), as quais também podem ser afetadas. A maioria indica que tem gás para mais dois dias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito