Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo Estadual pode cancelar compra de respiradores feita pela Intelbras

Ausência de garantia e de autorização da empresa para importar o equipamento foram motivos apresentados
Por Guilherme Nuernberg Florianópolis - SC, 09/06/2020 - 10:12 Atualizado em 09/06/2020 - 10:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após a compra superfaturada dos 200 respiradores que em sua maioria ainda não chegaram, o Governo de Santa Catarina enfrenta mais um problema na aquisição dos equipamentos usados nos leitos de UTI. Agora, uma compra de 100 respiradores feita através da Intelbras pode ser cancelada. 

A compra no valor de R$ 7 milhões foi realizada com dispensa de licitação e a empresa catarinense escolhida não possui licença na Anvisa para importar o modelo do aparelho escolhido. O contrato também não especifica o prazo de chegada do material ou garantia dos equipamentos. A única empresa brasileira autorizada pela Anvisa a realizar a importação do ventilador mecânico é a Exxomed, de São Paulo. 

O site The Intercept publicou uma reportagem detalhando minuciosamente o caso. A Secretaria de Estado da Saúde questionou, via e-mail, se a Intelbras tinha autorização da Anvisa ou da Exxomed para importar o respirador. O contato foi realizado no dia 22 de maio, 17 minutos após a equipe do Intercept contatar o Governo. Questionamentos a respeito de garantias do equipamentos, treinamentos e sobre reposição de peças e insumos também foram feitos no e-mail despachado pela Saúde. Mas o e-mail foi enviado para a equipe da Exxomed, dando a entender que a Intelbras estaria apenas intermediando a compra. Anteriormente, não havia qualquer menção a empresa paulista no processo de compra, tudo estaria sendo realizado pela empresa catarinense especializada em equipamentos de telecomunicações.

 

E-mail da Secretaria de Saúde questionando o fornecedor dos respiradores. Foto: Reprodução/The Intercept

No dia 26 de maio, um parecer técnico de uma equipe de médicos e engenheiros da Secretaria de Saúde recomenda a não continuidade do processo e cita como justificativa a falta de permissão da empresa para importar os equipamentos e também a falta de garantia. Dias após, na primeira semana de junho, o corpo jurídico da Secretaria de Saúde recomendou a anulação do acordo.

A Intelbras sinaliza que já efetuou o pagamento referente aos 100 respiradores a fabricante chinesa. O cancelamento do acordo após recomendação da equipe técnica significaria um calote de R$ 7 milhões do Governo do Estado e nenhum respirador entregue para os hospitais catarinenses.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito