Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo do Estado inaugura nova estrutura do Complexo Prisional de Tubarão

Local tem espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula
Por Redação Criciúma, 15/03/2024 - 09:19 Atualizado em 15/03/2024 - 09:24
Fotos: Roberto Zacarias/Secom
Fotos: Roberto Zacarias/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Complexo Prisional de Tubarão, no Sul do estado, ganhou uma nova estrutura nesta quinta-feira, 14. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, inauguraram o espaço anexo projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto.

Com uma área construída de 2.265 metros quadrados, a edificação foi projetada com foco na ressocialização dos detentos, oferecendo espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula. A nova estrutura tem 446 vagas em celas coletivas, duas celas de isolamento e uma cela adaptada para pessoas com deficiência com capacidade para 12 vagas. As instalações incluem circuito fechado de TV com câmeras de vigilância, áreas de triagem e isolamento, parlatório, salas de visita, acessibilidade e uma subestação para captação de água da chuva e seu reuso e uma subestação elétrica.

O governador enfatizou a importância desta inauguração ao proporcionar mais condições efetivas para a ressocialização dos internos à sociedade por meio de oportunidades de trabalho e educação, além de começar a mudar a realidade do setor prisional catarinense. “Eu estou vindo aqui, em demonstração à Justiça de Santa Catarina, ao Ministério Público, à Defensoria, para dizer da minha vontade em melhorar definitivamente o sistema prisional. Que a gente possa fazer com que todos eles sejam laborais, que a gente possa qualificar, o preso possa se recuperar, possa se ressocializar de verdade”, disse Jorginho Mello.

O secretário da SAP, Carlos Alves, ressaltou a relevância desta entrega para o sistema prisional catarinense e destacou o compromisso do Governo em aprimorar a Polícia Penal.

Déficit de 5 mil vagas

“Esse anexo vai comportar presos da região aqui de Tubarão e de parte do Sul do estado também. O governo Jorginho Mello recebeu uma herança de um déficit de mais de 5 mil vagas. Este é o primeiro passo para começar a diminuir esse déficit. Então aqui com quase 450 vagas já vai dar uma desafogada nisso. E com a entrega de novas unidades prisionais previstas ainda para este ano, ampliaremos o número de vagas e a oferta de oportunidades de trabalho, resolvendo um problema que vem se arrastando por anos em Santa Catarina”, explicou o secretário Carlos Alves.

O projeto arquitetônico e de engenharia da unidade priorizou o conforto térmico e acústico, bem como a iluminação natural e a ventilação adequada dos ambientes, garantindo também a acessibilidade e o uso de tecnologias que garantem a segurança em toda sua estrutura. Vale lembrar que o Complexo já conta com um presídio com 535 presos e uma penitenciária com 370 apenados.

--

Colaboração:  Christiano Vasconcellos

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito