Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governadora anula ato que concedeu aumento salarial aos procuradores do Estado

Processo resultou no primeiro pedido de impeachment, e sua anulação poderá impactar no julgamento de sexta
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 25/11/2020 - 08:01 Atualizado em 25/11/2020 - 08:03
Foto: Mauricio Vieira / Secom
Foto: Mauricio Vieira / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, anulou o ato administrativo que concedeu aumento salarial aos procuradores do Estado, equiparando a remuneração com a recebida pelos procuradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A equiparação salarial foi o que provocou o primeiro pedido de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva, o qual será julgado pelo tribunal misto nesta sexta-feira, 27.

O documento assinado por Daniela determina que a Secretaria de Administração de Santa Catarina tome as devidas providências para a instauração da tomada de contas especial, na forma da legislação vigente. Segundo a governadora, na época só tomou conhecimento acerca da comunicação do referido Ofício do Tribunal de Contas depois de encerrada sua interinidade à frente do Governo. 

De acordo com o procurador-geral do Estado, Fernando Comin, o ato de anulação assinado por Daniela poderá ter reflexo em dois processos centrais. Um deles será julgado hoje no Tribunal de Justiça, uma discussão com o grupo da Câmara do direito público para analisar se o aumento salarial dos procuradores foi ou não legal.

“Esse ato da governadora pode esvaziar essa discussão, na medida que o ato do objeto da análise do poder judiciário deixa de existir. Se isso ocorrer, esse fato pode ter influência também no processo de julgamento de impeachment de Moisés”, disse Fernando.

O segundo processo possivelmente afetado pela anulação do ato é justamente o julgamento de Moisés. Isso porque, segundo Fernando, se na discussão de hoje o TJ entender que o ato não teve influência nenhuma na consideração da ilegalidade do que já foi praticado, não haverá nenhuma influência no julgamento de sexta-feira.

“Uma vez desaparecendo o ato administrativo que deu causa ao processo, os julgadores vão ter que dizer se ainda sim há uma responsabilidade político administrativa a ser julgada na sexta. É um fato novo nesse cenário, vai provocar uma guinada nas discussões e pode afetar sim o processo de julgamento de Moisés”, pontuou.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito