Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Goleiros do Tigre: aptidão para jogar com os pés pesou para a contratação

Preparador de goleiros Bira Melo falou sobre a característica de construção ofensiva de Gustavo e Alisson, anunciados nesta semana
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 12/02/2021 - 15:41 Atualizado em 12/02/2021 - 15:41
Bira Melo orienta o jovem Murilo em treinamento (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Bira Melo orienta o jovem Murilo em treinamento (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O futebol passa por adaptações, rupturas e inovações. O jogo evolui constantemente no aspecto físico, tático e técnico, e os jogadores têm que estar preparados para as novas cobranças e funções. Exponencializada e difundida pelo alemão Manuel Neuer está a importância do goleiro saber jogar com os pés. A fase ofensiva das equipes começa no tiro de meta e o número 1 precisa ter a técnica do passe e do domínio para ajudar na construção das jogadas, especialmente contra um adversário de marcação adiantada. Essa é uma das vertentes no treinamento de pré-temporada do Criciúma.

O Tigre apresentou dois goleiros: Gustavo, ex-Sampaio Corrêa, e Alisson, ex-Paraná. A escolha dos nomes, segundo o preparador de goleiros do Tigre, Bira Melo, partiu de conversas entre toda a comissão técnica e levou em consideração a cobrança de Hemerson Maria quanto à qualidade com os pés para a fase ofensiva.

"Quando contratamos o goleiro, a participação é da comissão técnica inteira. Foram analisados vários aspectos, entre eles o modelo de jogo do Hemerson, que tem como característica a iniciação com o goleiro na construção ofensiva. O Gustavo e o Alisson têm essa característica e foi o ponto principal da escolha dos dois", analisou Bira em coletiva.

Gustavo e Alisson vêm de boa temporada em 2020: o primeiro foi titular em grande parte da Série B pelo Sampaio Corrêa, enquanto o segundo atuou em 19 partidas pelo Paraná Clube, perdendo a titularidade na reta final com a chegada do experiente Renan. 

"(O jogo com os pés do goleiro) é uma característica do futebol moderno, mas lembrando que a principal função do goleiro é a defesa da meta. Não adianta ter só o bom passe e não defender a meta. Conseguimos aliar a qualidade do Gustavo e do Alisson, também do Diego e Murilo, de trabalhar essas características para uma evolução em benefício da equipe", acrescentou Bira.

Durante a coletiva, Bira Melo falou também sobre os trabalhos para a evolução da reposição e a saída de gol dos arqueiros do Tigre para a temporada. 

"No plano de jogo, Hemerson Maria pretende ter uma equipe de bastante intensidade. "Espero que a gente consiga trabalhar com uma linha defensiva forte, um ataque com bastante mobilidade e jogadores de meio-campo com dupla função, não gosto muito daquele só defensivo", projetou o técnico. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito