O Nações Shopping teve um prejuízo estimado em R$ 9 mil após o furto de 40 bicos de mangueira utilizados em sistemas de combate a incêndio.
O suspeito já havia sido detido recentemente em flagrante por crime semelhante. No entanto, a prisão preventiva foi decretada apenas após um novo episódio, no qual ele usou violência contra uma vítima, o que levou à reclassificação do crime de furto para roubo.
O esclarecimento do caso foi viabilizado pelo cruzamento de dados de inteligência e pela análise das imagens do circuito interno de monitoramento do estabelecimento. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Criciúma.
LEIA MAIS:
- Carro com símbolo nazista provoca prisão em Araranguá
- Promessa de Porsche e festas: como funcionava suposto golpe imobiliário em SC
Mudança no perfil criminal
As investigações apontam uma mudança no tipo de material alvo de criminosos na região. Segundo a Polícia Civil, antes eram mais comuns os furtos de cabos de energia, tubulações de ar-condicionado e medidores de consumo. Agora, os criminosos passaram a mirar componentes metálicos de sistemas de segurança contra incêndio.
Diante do aumento desses crimes em edifícios comerciais e residenciais, a Polícia Civil intensificou o monitoramento de suspeitos envolvidos na comercialização ilegal de materiais elétricos e hidráulicos.
Próximas etapas
As investigações agora se concentram na identificação dos receptadores dos materiais furtados, geralmente ligados a estabelecimentos de reciclagem e depósitos de sucata.
O suspeito será submetido a interrogatório formal e, após a conclusão do inquérito policial, o caso será encaminhado ao Ministério Público.
O Nações Shopping não irá se manifestar sobre o caso.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!