Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fim dos horários de verão nos ônibus

Horários normais das linhas estão sendo retomados em Criciúma. Mineirinho deixa de circular
Por Émerson Justo Criciúma, SC, 06/02/2019 - 07:05
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o fim do horário de verão do transporte coletivo de Criciúma, que foi até domingo, as linhas que haviam sido reduzidas em suas fre- quências voltam ao horário normal. O retorno vale para todas as linhas que sofreram alterações no mês de janeiro, tanto municipais, quanto intermunicipais. A medida foi tomada por conta da redução de passageiros nesta época do ano, por conta das férias escolares.

A ação foi adotada pela Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público de Criciúma como parte de um plano municipal que almeja a manutenção das tarifas. “Como as escolas estavam de férias, foram readequados alguns horários para o horário de verão. A grade normal já voltou ao funcionamento e está publicada no site da DTT, no aplicativo Moovit, na ACTU, dentro dos ônibus e com fiscais nas plataformas de ônibus orientando as pessoas. Está funcionando normalmente, como era em dezembro”, garante o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Gustavo Medeiros.

O Mineirinho acabou

Mesmo com o fim do horário de verão do transporte coletivo, o serviço executivo, conhecido como Mineirinho, não está mais disponível, como já vinha sendo previsto. A extinção em definitivo veio por conta do baixo número de passageiros pagantes que utilizavam a linha, demanda que não cobria os custos operacionais. O preço do serviço aos passageiros era superior ao transporte padrão, sendo cobrado R$ 4,90 via cartão eletrônico CriciumaCard Cidadão e vale transporte, e R$ 5,50 na catraca.

“Nós não estamos mais trabalhando com ele. Os horários do Mineirinho foram absorvidos dentro da tabela dos horários dos ônibus, ou seja, o ônibus passa a fazer agora o trabalho do Mineirinho. A Comissão de Transportes Coletivos, que estuda diariamente todos os custos do sistema, analisou que o Mineirinho andava vazio. Da forma como estava não valia a pena”, explica Medeiros.

Uma linha para a SATC

Em 2018 a linha para estudantes e colaboradores da SATC foi criada em uma fase de testes, oferecendo o trajeto dos terminais urbanos até o estacionamento 2 da instituição, no início e fim das aulas. Neste ano, porém, não haverá a rota exclusiva. Entretanto, a linha 502 (Paraíso via Rua Henrique Lage), em alguns horários, fará uma parada na frente da SATC para que os usuários possam embarcar e desembarcar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito